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Não é sorrir minha gente, é rir, é segunda-feira e não há melhor dia para novas resoluções! É aqui que tudo começa, mais uma semana ou... a semana, mais um dia ou... o dia! Só depende de nós! E agora que o bom tempo chega devagar, a vontade de sair de casa, de apanhar o sol de fim de dia, de conviver... tudo isso aumenta e ajuda-nos a sorrir mas o que temos mesmo que procurar fazer é, rir a bom rir!

 

Rir reduz os níveis de hormonas associadas ao stress e fortalece o sistema imunitário! As crianças de seis anos riem uma média de 300 vezes por dia, os adultos só riem de 15 a 100 vezes por dia!

 

Agora só depende de nós e esta é mais uma dica totalmente grátis!

 

Foto: Fonte Pinterest

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Já não vos tinha dito por aqui e por aqui que dormir de forma regrada e regular faz bem? Sempre à mesma hora, 7 a 8 horas por noite, dar ritmo ao organismo, ao nosso e ao dos mais pequenos... começar devagar a preparar a hora de deitar, com uma redução progressiva de estimulos sonoros e visuais nas duas horas que antecedem a hora de deitar e com um ambiente calmo e tranquilo no quarto... evitando comidas calóricas e em grande quantidade ao jantar e recusando bebidas estimulantes.

 

Então e sabiam que um pessoa adulta gasta em média cerca de 1/3 da sua vida a dormir?! E sabiam que queimam mais calorias enquanto dormem do que quando estão em repouso acordados, por exemplo a ver televisão! Então quando estão na luta nocturna do "é só mais 5min de sofá"... durmam! Diz que emagrece e é grátis! 

Foto: Fonte Pinterest

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A mudança de um estilo de vida não se consegue numa semana, nem num mês, às vezes dura bem mais que um ano... mas é possivel e, apesar de sermos extremamente influenciados pelo ambiente que nos rodeia, que nem sempre é favorável a essa mudança, depende fundamentalmente de nós, de nós querermos, de gostarmos de nós próprios e ambicionarmos uma vida melhor e mais feliz! E isto está longe de ser um post motivacional, mas, e dado o feedback que tenho tido de uns quantos leitores aqui do blog, achei que vos devia falar em mais detalhe de alguns passos importantes para esta adopção gradual de um estilo de vida mais saudável!

 

Progressivamente devem tentar optar por:

1. Consumir alimentos naturais, abandonando os alimentos processados, os refrigerantes, as gomas, chocolates e produtos extremamente açúcarados, e substituir por sumos de fruta e smothies, pão, cacau, bolachas caseiras provenientes de cereais integrais... devem consumir mais àgua (pelo menos 1.5L a 2L/dia), cozinhar mais e comprar menos comida já feita...regressar às origens da cozinha!

 

2. Mais exercício e menos vida sedentária... não precisamos de dinheiro, de bons ginásios, de PTs XPTO... precisamos de motivação e força de vontade para sair de casa nem que seja 30min por dia e caminhar com intensidade... aqueles 30min que nos sentamos no sofá para "ganhar forças para ir para a cama", podem e devem ser trocados por boas caminhadas de fim de dia, porque o exercício é muito revigorante...

 

3. Dormir bem - num adulto 7 a 8 horas por noite, sempre nos mesmos horários, é fundamental! Numa criança, nunca menos de 12 horas, com ritmo e horários certos, sempre, em qualquer idade!

 

4. Pensamento positivo, Gratidão e Paz de espirito - porque assim a vida corre melhor! Optem por ter boa música por perto, frases que vos inspirem, um livro que gostem... qualquer coisa que vos faça sentir bem e mais uma vez, não é preciso dinheiro, é preciso querer mudar!

 

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E só tratando bem do nosso corpo estamos a tratar bem da nossa saúde! Isso inclui tomar consciência do que consumimos, da qualidade e da quantidade dos alimentos consumidos, da forma como conduzimos a nossa vida (evitando momentos de stress), da forma como relaxamos e, dos ciclos de sono que nos regulam e de uma actividade física regular! Tudo isso, só depende de nós!

 

Mude, por si!

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Inspiração de fim de semana porque a mudança começa em nós e às vezes falta, realmente, motivação!

Creme de ervilhas

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Batata doce

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Beringela recheada 

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Iogurte grego com cereais, fruta e mel...

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Bom fim de semana :)

Foto: Fonte Pinterest

 

 

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