Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Hoje falamos de Higiene dentária, porque esta é tão mas tão importante para uma boa qualidade de vida...

 

Manter uma higiene dentária perfeita deve ser, sem qualquer dúvida, um objetivo de todos nós. O cuidado adicional com a saúde oral vai permitir evitar problemas maiores, como as cáries dentárias, o tártaro, entre outros.

No entanto, para manter uma higiene dentária dentro dos parâmetros saudáveis, torna-se essencial colocar algumas dicas em prática no seu dia-a-dia, assim como ir à clínica dentária. Veja as dicas abaixo e dê um passo em frente para um sorriso perfeito.

 

  1. Escovagem 3 vezes ao dia

Uma prática importante, sendo a mais comentada, é a escovagem dentária 3 vezes ao dia – ou quando houver a ingestão, principalmente, de doces. A escovagem deve ser feita durante um tempo mínimo de 2 minutos, sendo que usar um cronómetro pode ser uma excelente ajuda caso ainda não tenha este hábito.

Lembre-se que deve escovar as faces exteriores dos dentes, as faces interiores e a superfície de mastigação. Outro local que muitos se esquecem é a língua. A escovagem da língua é benéfica, pois dá-lhe um hálito mais fresco e evita a acumulação de bactérias.

 

  1. Higiene dentária com fio dental e flúor

Os dois minutos de escovagem não são o suficiente para manter uma higiene dentária perfeita. O fio dental e o flúor são excelentes aliados à escovagem, sendo que devem ser usados em conjunto.

O fio dental vai ajudá-lo a limpar os espaços entre os dentes, permitindo um sorriso mais saudável, mas também uma perda de acumulação de alimentos. Este deve ser usado na hora em que estiver mais livre, todos os dias.

O flúor é outro dos aliados devido aos seu efeitos benéficos, nomeadamente o auxílio na resistência do esmalte e o combate bacteriano. A sua utilização deve ser feita uma vez por dia.

Junte os três métodos e veja uma melhoria significativa na sua higiene dentária.

 

  1. Manter uma dieta equilibrada

Uma das ações que deve ser tomada é a manutenção de uma dieta equilibrada, de modo a obter todos os nutrientes e vitaminas que os dentes necessitam. Dessa forma, será possível diminuir – ou atrasar – o desgaste dentário e do esmalte.

Deve ter uma dieta simples, com muitas frutas e verduras, evitar os doces e, ainda, os alimentos mais duros.

 

  1. Evitar açúcares e refrigerantes

Os açúcares e refrigerantes são muito discutidos, principalmente quando o assunto é a saúde infantil. Estes têm uma grande capacidade de diminuir a sua saúde oral, especialmente quando não coloca as técnicas de higienização em prática.

Portanto, deve diminuir o consumo de doces e refrigerantes e, caso ingira algum destes, deve fazer a higienização de seguida, de modo a diminuir os possíveis efeitos negativos.

 

  1. Existem mais comportamentos de risco

Existem outros comportamentos de risco que vão além da ingestão de doces ou refrigerantes. Alguns desses comportamentos são a prática de fumar e beber bebidas alcoólicas, principalmente se o faz a longo prazo.

Evitando estes comportamentos, aumenta a possibilidade de um sorriso saudável.

 

  1. Trocar de escova a cada 3 meses

A maioria das pessoas esquece-se de trocar a escova a cada 3 meses. Isto é um erro muito comum e pode prejudicar a sua higiene dentária. Alguns dos problemas que podem advir são o sangramento gengival, a presença de bactérias na escova ou a perda do poder de escovagem.

Para evitar estes e outros problemas, troque a sua escova a cada 3 meses!

 

  1. Visita periódica à clínica dentária

Uma dica tão importante quanto a higienização é a presença periódica na clínica dentária. Visitando a clínica dentária com alguma periodicidade, irá permitir encontrar problemas de saúde antes de os mesmos se agravarem. Desta forma, será possível tratar um problema, antes de o mesmo se tornar um.

Esta é uma dica que muitos se esquecem, mas a presença assídua em clínicas dentárias é um excelente fator de promoção – e prevenção – de saúde.

 

Dica Extra: ensine quem está próximo!

Apesar de ser uma dica extra, deve ser colocada em prática por si. Combater os maus hábitos de saúde oral da população é um desafio para os profissionais na área e, qualquer ajuda, é sempre bem-vinda.

Ajude o próximo a ter uma saúde oral adequada, através da partilha deste artigo ou da explicação, sempre que lhe parecer necessário. O seu ato educativo hoje pode ser uma grande ajuda para alguém!

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mundo Us4all

foto do autor


Contactos

us4all@sapo.pt

Também colaboro aqui


Sigam-me por aqui

Follow


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D