Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




d7a02fcd9d83b89cf9a8e6c94d6c6ed6.jpg

 

E isto não é alarmismo é mesmo assim, se não vejam...
A restauração de um modo geral não oferece opções saudáveis, não é fácil chegar a um restaurante e ter legumes a acompanhar os pratos do dia. Muitas vezes as saladas/legumes são pagos à parte e há uma total desproporção na construção de uma "diária". Muitos lugares não oferecem sopa, outros há que mais de 50% da dose são hidratos de carbono de absorção rápida. Massas, arroz integral ou quinoa por exemplo, são uma miragem e quando existem são vendidos a preços altamente especulativos. E depois, além disso há a qualidade, a qualidade dos produtos e da confecção.

 

E bares e cafés?!??! Conseguem facilmente comprar um snack saudavel? Não, pois claro! 

 

Os menus de pausa são construidos sem qualquer preocupação com a racionalidade do que se serve, e usando e abusando de açúcar e/ou gorduras trans e gorduras saturadas.

Há de tudo

Café + Pastel de Nata 

Sumo de laranja natural + fatia de bolo 

Torrada + meia de leite 

 

Nem sei que diga... Comprar uma peça de fruta é quase proibitivo na maioria dos sitios, na maioria das vezes porque essa opção nem existe e quando existe, uma banana custa tanto como 1Kg no supermercado mais próximo.

 

Vivemos na era da especulação do falsamente saudavel porque, mesmo muitos menus vegetarianos ou verdes (acho imensa piada a esta designação, só que não...) que são pagos a peso de ouro (quando devia ser exactamente ao contrário uma vez que 1Kg de proteína vegetal é muito mais barata que 1Kg de proteína animal) são de muito má qualidade. A restauração continua a usar e abusar do óleo, da gordura, dos refogados, do sal...

 

Hoje não há desculpas para não cozinhar bem, saudável, com qualidade porque já não é uma questão de preço, na maioria dos casos, é uma questão de mentalidade, do "Não quero saber".

 

E é por isto que raramente saio de casa sem a minha garrafa de àgua aromatizada e um pack de fruta + frutos secos ou sem a marmita no caso de ter que comer fora.

 

Há bons restaurantes, há bons exemplos sim, mas a restauração e similares, de um modo geral é fraquinha, muito fraquinha nisto das opções saudáveis.

 

Renova-se a esperança (mas com muita expectativa) sobre a nova opção de disponibilizar menus vegetarianos em todas as cantinas públicas! Veremos...

 

Foto: Fonte Pinterest

Autoria e outros dados (tags, etc)


8 comentários

Imagem de perfil

De K. Clara Branco a 06.03.2017 às 12:06

É bem verdade!
O mais comum é encontrarmos um simples prato do dia com a proteína, batatas fritas e arroz e, com alguma sorte, um folhinha de alface.
Exageram nos hidratos e aquilo que até é mais barato, como uns legumezinhos congelados mesmo, uns bróculos cozidos ou uma salada à sério, são preciosidades difíceis de encontrar.
E os lanchinhos seguem o mesmo registo. Outro dia fui experimentar o hamburguer "vegetariano" do Mcdonalds...tem tanto molho que não é nada leve ou saudável!


Por isso, a solução é mesmo a rica marmita!


beijinhos
Imagem de perfil

De Us4all a 06.03.2017 às 12:29

Oh é mesmo isso! Valha-nos a marmita, não é mau, eu adoro marmitar mas o meu desabafo é mais em modo "as vezes também gostava de comer fora..." :)
Beijinhos e obrigada pela visita
Imagem de perfil

De Catarina a 06.03.2017 às 12:56

Na minha família existe muito o hábito de festejar os aniversários em restaurantes (e é praticamente a única altura que frequento restaurantes). No último meio ano, por ter mudado de hábitos alimentares, tenho SEMPRE que perguntar se podem fazer um prato vegetariano. E é sempre omelete com legumes Image
Felizmente, por aqui, começa a haver restaurantes com maior variedade. O problema é que estão sempre cheios Image
Imagem de perfil

De Us4all a 06.03.2017 às 18:10

<br>entendo tão bem Catarina 😊 é tao difícil fazer face à falta de variedade e qualidade... Resta escolher muito bem os locais mas nem sempre é fácil.
Imagem de perfil

De Rosa Maria a 06.03.2017 às 13:32

Completamente de acordo. Não saio de casa sem a minha marmita todos os dias (e não é só almoço, é comer para o dia). Com o meu pequeno é igual, senão é só porcaria.
E é verdade, há tantas opções boas não se justificam os preços.
A acrescentar ao que referiu há ainda as sopas e os legumes cozinhados em caldos knorr para dar mais sabor. Uma pessoa que esteja habituada a comer sopa de verdade dá logo por eles.
Imagem de perfil

De Us4all a 06.03.2017 às 14:33

<br> sim Rosa, quando falo de marmita é tudo, para todo o dia... Passo semanas sem comprar absolutamente nada dm cafes, restaurantes etc... E contrariamente a algumas opiniões, nao me considero fundamentalista, considero que so tenho um corpo que viverei com ele todos os dias da minha vida e que tenho o dever de o tratar o melhor que consigo. Obrigada pelo seu comentário! E ainda bem que faz o mesmo com o seu filhote, so pode ser uma criança de sorte que ainda tem uma mae disposta a alimenta.lo numa sociedade que assume sem pudor nao ter tempo para cozinhar... Mal estamos quando falhamos em algo tao básico! Parabéns!!! Ah quanto as sopas, nao como fora de casa... Nunca se sabe o que por la ha 😄
Imagem de perfil

De Margarida a 06.03.2017 às 19:52

Não é uma questão de alarmismo. É um facto...
Beijinhos
Margarida
Imagem de perfil

De Us4all a 06.03.2017 às 20:08

É não é?! As vezes ainda acho que ´e de mim... mas depois passa logo :)
Obrigada pelo comentário :)


Beijinho

comentar post



Mundo Us4all

foto do autor


Contactos

us4all@sapo.pt

Também colaboro aqui


Sigam-me por aqui

Follow


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D