Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




141215 açúcar.jpg

Hoje prometo calar-me com isto do açúcar escondido nos alimentos (por uns dias, não prometo que consiga por muitos, ninguém é de ferro com estes abusos que por aqui se vêm).

Aqui ficam alguns números, da Direcção Geral de Saúde, que me levam a pregar contra o açúcar em todas as direcções e a ter a certeza que quanto mais leio mais sei que estou no caminho certo quando optei por deixar de dar aquele chocolatinho da praxe quando visitava os pequenotes da família (sim chocolates já dei, de leite, um de vez em quando mas gomas, chupas, refrigerantes e essas porcarias todas, isso não, nunca me viram dar e sempre que posso prego contra esse dar de açúcar às colheradas mesmo em família)!
 

E não minha boa gente, não pode ser em dias de festa, porque sim coitadinho do menino que na festa do amigo também há gomas, na dele tem que haver também aquele saquinho da despedida para agradecer aos amiguinhos.

 

Não pode ser um suminho concentrado ao jantar porque a piquena até corre tanto na escola e também um copo não faz mal a ninguém, afinal os amigos também bebem.

 

Não pode ser só mais um chupa-chupa que os avós dão ao fim de semana, porque se digo alguma coisa a avó ainda leva a mal e não vale a pena criar conflitos...

 

Abanem as consciências aí em casa e escolham entre uma birra do pequeno, um amuo da avó ou diabetes, hipertensão, problemas de apetite, sobrepeso...e lutem diariamente contra o comentário do "também é só um bocadinho coitadinha, não lhe faz mal, que manias agora!" Não é agora, o problema é que antigamente não havia refrigerantes, cremes de barrar carregados de porcaria, cereais de pequeno-almoço... não havia por isso não era preciso evitar!

 

Aqui vão os números da diabetes para vos adoçar o debate aí em casa:

  • A diabetes provocou 5,1 milhões de mortes em 2013;
  • Mais de 79 mil crianças e jovens desenvolveram diabetes tipo 1 em 2013;
  • Mais de 21 milhões de nascimentos foram afetados, durante o período de gravidez, por hiperglicemia materna;
  • Aproximadamente 90% da população com Diabetes apresenta excesso de peso (49,2%) ou obesidade (39,6%);
  • 40% da população portuguesa entre os 20 e os 79 anos tem Diabetes ou Hiperglicemia Intermédia;

  • A Diabetes tipo 1 nas crianças e nos jovens em Portugal, em 2013, atingia 3262 indivúduos entre 0-19 anos;

  • Em 2013 foram detectados 18,2 novos casos de Diabetes tipo 1 por cada 100 000 jovens entre os 0 e os 14 anos;

  • As crianças são mais sensíveis à falta de insulina do que os adultos e estão em maior risco de desenvolvimento rápido e dramático da cetoacidose diabética. 

  • As principais complicações crónicas da Diabetes são:

    • Neuropatia e Amputação

    • Retinopatia;

    • Nefropatia; 

    • Doença cardiovascular.

Se calhar vale a pena fazer uma guerra contra o açúcar aí por casa e educar, primeiro os mais velhos para não darem doces, bolos, produtos açúarados e afins à criançada e depois educarem os pequenos para o facto destes produtos serem nocivos para a saúde deles, os limitarem nas suas actividades diárias e ninguém melhor que os pais para fazer esse trabalho de casa que começa, não se esqueçam, nas idas às compras.

Abasteçam a vossa dispensa para terem filhos com uma saúde de ferro porque isso é muito mais doce que qualquer goluseima e dura a vida toda!

Depois desta série de  posts que me deu um enorme prazer fazer, confesso que se conseguisse mudar um bocadinho que fosse numa casa de um leitor, já ficaria com o sentimento de missão cumprida!

Digam-me que sim, mas de verdade e para durar!!!

Foto: Fonte Pinterest

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mundo Us4all

foto do autor


Contactos

us4all@sapo.pt

Também colaboro aqui


Sigam-me por aqui

Follow


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D