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141215 açúcar.jpg

Há actualmente uma "guerra" contra o açúcar e os produtos açucarados, facto é, que o consumo tem aumentado nos ultimos anos com consequências desastrosas para a saúde da popuação, muito graças ao aumento dos níveis de açúcar nos alimentos prontos a consumir.

 

A OMS diz-nos que a ingestão de açúcares livres em crianças e adultos, deveria reduzir-se a menos de 10% da ingestão de calorias totais. Para melhorias na nossa saude, esse valor devia ser de 5%.

 

5% minha boa gente!!!

 

Açúcares livres são todos os açúcares que os fabricantes, cozinheiros ou os próprios consumidores adicionam aos alimentos e bebidas que vamos consumir, bem como açúcares naturais como mel, xaropes, sumos e concentrados de fruta.

Posto isto, muito rápidamente chegamos aos 5%!!!

 

Ao consumo de açúcares associam-se problemas de caries dentárias, aumento de peso que podem dar origem a problemas de excesso de peso e obesidade, problemas inflamatórios, diabetes, hipertensão, problemas oncológicos entre outros.

 

Os supermercados estão cheios de produtos carregadinhos de açúcares, vejam o caso dos cereias de pequeno almoço. Há realmente produtos com uma quantidade assustadora por 100g de produto.

 

Por isso temos que, uma vez mais ir de olhos bem abertos para as compras!

 

Como é que podemos reduzir o consumo de açúcar diário?

  • Limitando o consumo refrigerantes, gomas, aperitivos açúcarados etc... isso tem que ser só mesmo para os dias de festa;
  • Substituir aperitivos açúcarados por frutas e verduras cruas.

Uma vez mais, se não comprarmos não consumimos! Reservem os doces e goluseimas estritamente para os dias de festa e há guloseimas que nem em dias de festa deveriam ser consumidas... gomas são um desses exemplos!

 

Aqui fica a lista de ingredientes e a tabela nutricional de um pacote de gomas à venda em qualquer super mercado:

  • Captura de ecrã 2015-12-14, às 15.16.21.pngIngredientes: Xarope de glucose; açúcar (37,6 %); sumo de vários frutos obtido apartir de um produto concentrado: limão, morango, cereja, laranja, maçã, ananás; gelatina; humidificante: xarope de sorbitol; dextrose;acidificante: ácido cítrico; nata em pó; gelificante: pectinas; regulador de acidez: citrato trissódico; aroma; concentrados de frutas e plantas: groselha-negra, baga de sabugueiro, arónia, uva-vermelha, cártamo, maçã, laranja, limão, manga, maracujá; concentrado de spirulina; extrato de alfarroba; extrato de baga de sabugueiro; corantes: curcumina, carminas; xarope de açúcar invertido.

 

Considerando que um pacote de açúcar que acompanha normalmente o café, tem aproximadamente 6g, em 100g de gomas estamos a consumir 9,6 pacotes de açúcar!!! 

161215 pacotes.jpg161215 pacotes.jpgCaptura de ecrã 2015-12-15, às 09.17.05.png

  

Agora repensem quando os pequenotes aí de casa pedirem um pacote de gomas! Pela saúde de todos, eliminem esses "alimentos" do dia-a-dia das V/ crianças e jovens e promovam o consumo de verdadeiros alimentos! As frutas são realmente uma solução tão prática e saudavel para miúdos e graúdos! E barata, porque pela consulta que fiz para a preparação deste post, as gomas mais baratas que vi, tinham um preço/Kg de 9,90€!!!! Há também a 25€/Kg!!! A fruta da época facilmente atinge valores da ordem de 1€/Kg e os benefícios esses, não têm preço!!!

 

 

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