Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




141215 açúcar.jpg

 

Açúcar, açúcar e mais açúcar!!!

 

Hoje falo-vos um pouco de pão.

 

O pão foi durante muitos anos a base da nossa alimentação e que bom e saudável que é um belo pão caseiro (e se em vez de barrarmos com manteiga, molharmos num pouco de azeite, é o casamento perfeito). O pão, a broa, e as inúmeras variedades que a nossa padaria nos oferece do minho às beiras, do alentejo ao algarve, é realmente uma pena se não soubermos tirar partido disso.

Mesmo em grandes cidades, se procurarmos bem, conseguimos encontrar pão de alguma qualidade, às vezes lá há uma ou outra pequena mercearia que recebe uma vez por semana pão alentejano ou de Rio Maior, ou ao Sábado em pequenos mercados a Sra ainda vende a broa caseira... enfim, há opções, mas uma vez mais, como tudo dá trabalho e leva tempo até encontrarmos a opção mais saudável.

Mas quem não se lembra do cheiro da broa a sair do forno, da cozinha enfarinhada e da côdea estaladiça embrulhada num pano para não endurecer... Hum quem não se lembra de queimar os dedos com a gula de chegar ao pedaço de pão acabado de sair do forno?! :)

Actualmente já é dificil termos esses cheiros e esses sabores, pelo menos do forno a lenha, mas ainda é simples obtermos bom pão.

No entanto, infelizmente, a escolha mais simples muitas vezes recai sobre "pão" embalado, o vulgar pão de forma, ou outras alternativas prontas a consumir. Isto não é pão, é uma espécie de qualquer coisa que eu nem sei bem designar.


Vejam a lista de ingredientes de um "pão de forma" escolhido ao acaso numa prateleira de super-mercado:  farinha de trigo, água, levedura, óleo de girassol, açúcar, sal, conservantes (E 282, E 200), emulsionantes (E 471, E 472e, E 481), estabilizador (E 412)

e há outras listas bem mais recheadas, mas eu achei que esta já era suficiente para vos alertar para mais um açúcar escondido.... 

 

Aqui fica a tabela nutricional deste pão de forma:

Captura de ecrã 2015-12-14, às 16.35.10.png

 Ups... 3.20g de açúcar e 1.10g de sal por 100g de "pão"... é muito não vos parece?

É meio pacote de açúcar em 100g de pão quando podiamos não consumir nenhum, já para não falar dos conservantes, emulsionantes e estabilizadores!

Captura de ecrã 2015-12-15, às 09.19.39.png

O pão, tradicionalmente tem como ingredientes: farinha, sal, àgua e levedura (fermento). Tudo o resto são aditivos que apenas servem para conferir sabor e aumentar o prazo de validade do produto.

 

Agora pensem bem antes de comprarem a próxima embalagem de pão de forma! E não adianta escolherem o de 8 cereiais porque aparentemente é mais saudável, ou de centeio ou de 4 cereais... enfim há um sem fim de opções mas nenhuma é tão saudavel quanto o pão que é só pão. Além disso, uma vez mais comparando preço e qualidade, a escolha não compensa!

Além disso, podem sempre optar por fazer o vosso próprio pão, num normal robot de cozinha, no forno ou nas máquinas de pão que são um bom compromisso preço/rentabilidade a médio prazo. Além disso têm a vantagem de poderem ser programadas e de termos pão quente pela manhã! Um verdadeiro luxo!

Para isso basta comprarem farinha de trigo, milho, centeio ou mistura, um bocadinho de fermento de padeiro na padaria mais próxima, àgua quente e mãos na massa....

O "faça você mesmo" permite uma vez mais adaptar as receitas ao gosto de cada um e enriquecer o pão com sementes de girassol (sou fã), chia, papoila, nozes, avelãs...

(atenção que algumas "farinhas para pão" disponiveis no supermercado, estão carregadinhas de conservantes e emulsionantes por isso sugiro que comprem mesmo farinha só farinha...) 

Outra opção é comprarem pão em quantidade ao fim-de-semana e congelarem. No dia anterior à noite descongelam a quantidade necessária para o dia seguinte e têm pão fresquinho pela manhã!

 

Foto: Fonte Pinterest

 

Autoria e outros dados (tags, etc)




Contactos

us4all@sapo.pt

Também colaboro aqui


Sigam-me por aqui

Follow


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D