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Nesta saga do açúcar que esta semana vos estou a apresentar, trago-vos outro "alimento" muito presente à mesa de muitos portugueses!


Hoje falamos de refrigerantes e concentrados de fruta, que não são sumo, e muito menos têm os benefícios da fruta que muitas marcas querem "vender", vender entre aspas porque só compra quem quer.

 

Escolhi um refrigerante de laranja de uma marca comum para vos apresentar como exemplo, aqui vai:

  • Ingredientes: água, 8% sumo de laranja proveniente de concentrado, açúcar e/ou xarope de glucose-frutose, dióxido de carbono, acidificantes: ácido cítrico e ácido málico, estabilizadores: E414, E444 e E445, conservante E202, edulcorantes: E950 e aspartame, antioxidante ácido ascórbico, aromas naturais de laranja e outros aromas naturais, corante betacaroteno
  • Tabela nutricional:

Captura de ecrã 2015-12-15, às 09.41.37.png

 

 

Traduzindo isto em pacotes de açúcar, aqui vai... um pacote e meio aproximadamente!!!

Captura de ecrã 2015-12-15, às 09.17.05.png

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Sabem quanto são 100mL? Pois, é menos de um copo de àgua! Ou seja, toda a gente consome pelo menos 1 copo, por isso consomem mais que 100mL numa refeição normal. Por isso, sempre que consultarem a quantidade de açúcar contida num rótulo, façam as contas a pelo menos 1X e meia o valor do açúcar apresentado!

 

Assustador não é? Se pensarmos que ao consumir um copo de refrigerante, primeiro, não estamos a consumir qualquer produto com valor nutricional relevante, depois estamos a consumir 1,5 pacotes de açúcar ou mais de uma só vez! 

 

No que aos sumos concentrados diz respeito, a situação não é melhor, e aparentemente quem ouve as campanhas publicitárias parece que são uma maravilha saída do 1º Capitulo de um qualquer manual da alimentação e vida saudável!

 

Mais uma vez seleccionei aleatoriamente uma marca disponivel em qualquer supermercado.

  • Ingredientes: Sumos de maçã, uva, laranja, ananás, maracujá, goiaba, alperce, manga e banana: à base de concentrados.
  • Tabela nutricional: 

Captura de ecrã 2015-12-15, às 10.04.45.png

Ups... dois pacotes de açúcar em 100mL!!!

Captura de ecrã 2015-12-15, às 09.17.05.png

Qualquer refeição deve ser acompanhada de àgua. E por favor, a desculpa do "eu não gosto de àgua" não obrigada! Àgua não tem sabor, não há como não gostar! Mas admitindo que não acham muita piada, uma solução simples é aromatizar com uma ou duas rodelas de limão, ou laranja ou alguns frutos vermelhos e assim ficam com uma àgua com algum aroma, mas sem açúcar, acidificantes, edulcorantes, estabilizadores de acidez e afins... 

Para dias diferentes aqui ficam duas receitas bem simples:

  1. Sumo de fruta: Um kg de laranjas e 5min de paciência sai um sumo espectacular e claro, saudável!

  2. Limonadaaqui muita atenção ao açúcar que adicionam! Normalmente o sumo de 1 limão com 2L de àgua são mais que suficientes, a isso juntem uma colher de sobremesa de açúcar mascavado ou açúcar amarelo e dissolvam bem! Para evitarem usar mais açúcar, podem adicionar algumas folhas de ortelã picada, vai dar um sabor muito fresco e característico, que corta um bocadinho o sabor do limão e por isso evita que seja necessário adicionar tanto açúcar.

Um dos problemas dos sumos de fruta caseiros (os outros são um problema só por si) é que não consumimos a fibra tão importante e tão presente no fruto e por isso é que, mesmo os sumos naturais devem ser reservados para dias especiais!

Consumam sumo de fruta, feito em casa, preparado na hora e consumido na hora e essa sim é uma escolha saudável! Ah, mas claro, nada de adições de açúcar, o açúcar presente na fruta já é mais que suficiente!

Foto: Fonte Pinterest

 

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