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Fechamos com chave de ouro esta semana dedicada ao açúcar escondido nos alimentos e que foi um bocadinho direccionada para os pequenos almoços, com aquilo que infelizmente também acompanha as manhãs e tardes e noites... de muito boa gente, cremes para barrar! 
Aqui por casa não consumimos nada disso e confesso que fiquei surpreendida com a variedade, variedade é sempre sinónimo de mercado e isso é preocupante. As pessoas compram, consomem estas coisas com frequência, de outra forma os operadores económicos não tinham tanta oferta.

 

Então aqui vai, peguei num rotulo de uma marca comum de creme de barrar de cacau e avelã.

  • Ingredientes: Açúcar, óleos vegetais (palma, colza, girassol), avelãs (13%), cacau magro em pó (7%), leite magro em pó, soro de leite em pó, lactose, emulsionante (E322), aroma.

  • Tabela nutricional:

    Captura de ecrã 2015-12-15, às 10.43.44.png

Este "Valor por 20g" aparece muitas vezes em produtos vendidos em embalagens multi dose, e representa o valor médio consumido por refeição, isto é, em média num pão por exemplo, o consumidor coloca aproximadamente 20g de creme de barrar. 

 

Traduzindo em pacotes de açúcar... são 2 pacotes num pão!!!

Captura de ecrã 2015-12-15, às 09.17.05.png

 

Recordam-se de aqui vos ter falado que, num rótulo a lista de ingredientes aparece sempre por ordem decrescente de quantidade? Pois, o que este creme de barrar tem em maior quantidade é açúcar e óleo vegetal... mas lembram-se também de em cima vos ter dito que peguei num "creme de barrar de cacau e avelã", eu não vos enganei, mas vejam bem que apenas tem 7% de cacau. O que na verdade o rótulo devia anunciar era "creme de barrar de açúcar e óleo", afinal são os ingredientes em maior quantidade... mas isso não era tão apelativo!

 

Há muitas alternativas saudáveis para colocar no pão e no topo da lista está o azeite, com todos os benefícios que nos dá, pode ser enriquecido com ervas aromáticas, e obtemos assim um pão saboroso, com todos os benefícios de uma dieta saudável. Outra opção e o queijo, fresco de preferencia, e optem sempre por queijos com baixo teor de gordura e sal.

Para dias de festa, aqui vai receita de creme de chocolate para barrar e enfeitar sobremesas e tudo e tudo (mas só para dias de festa, sem açúcares refinados... que bommmm):

Ingredientes:

  • 2 chávenas de avelãs cruas
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • 2 colheres de sopa de café
  • 1 pitada de sal

Modo de preparação:

Triturar as avelãs até conseguir um pó bem fino. Adicionar o azeite e voltar a triturar tudo para ligar. Juntar aos poucos o resto dos ingredientes enquanto bate a mistura para que tudo fique ligado. Para que a mistura ligue mais facilmente, experimentem colocar o café bem quente. Parar só quando o creme estiver todo bem ligado e cremoso. Colocar num frasco e conservar no frigorífico para engrossar.

 

Tenham só em atenção quando comprarem o cacau, que deve ser mesmo cacau e não chocolate. Reparem na lista de ingredientes. Um pacote que diga chocolate em pó, a lista começa normalmente por açúcar, chocolate... Quando comparado com uma embalagem de cacau em pó, a lista começa por cacau, manteiga de cacau... e se for bom, para por aí. Há em qualquer super-mercado, basta estarem atentos!

E aí está, mais uma vez, podemos comer de tudo, sem açúcares adicionados e claro, guardando a doçaria para dias especiais.

Bom apetite!!! Com escolhas conscientes!

Foto: Fonte Pinterest

 

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