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A água é das substâncias mais essenciais à vida, isenta de calorias e presente em todo o planeta, é fundamental, a par de uma dieta equilibrada, para nos mantermos saudáveis!

Todos sabemos que temos que ingerir àgua diariamente, para mantermos todos os nossos sistemas a funcionar em pleno, mas infelizmente nem todos o fazemos na quantidade que seria desejável.

A manutenção do organismo hidratado é meio caminho para uma vida saudável. Cerca de dois terços do nosso corpo é constituidos por àgua  ! A desidratação afecta de facto muitos sistemas do nosso organismo, mesmo sem nos darmos conta. Desde logo a nossa pele, o nosso sistema nervoso, o sistema circulatório, onde a àgua tem um importante papel como regulador da pressão arterial, tendo também um importante papel na excressão da glicose, e por conseguinte na regulação dos níveis de açúcar no sangue, prevenindo desta forma a diabetes tipo 2.

Além disso, muitas das vezes o nosso organismo confunde fome com sede, por isso é que, quando bebemos àgua nalgumas situações perdemos aquela sensação de fome, porque o nosso corpo não nos estava a dar mais do que um sinal de que estava desidratado. E de pouco nos serve ter grandes cuidados com a alimentação se depois falhamos na hidratação. Dificilmente conseguimos perder peso se não hidratarmos convenientemente o nosso corpo.

 

Como consimir àgua sempre e sem desculpas?

Logo de manhã devemos ingerir àgua. Passamos muitas horas sem beber àgua enquanto dormimos e o nosso organismo precisa de ser hidratado. Para isso, ganhe o saudável hábito de ingerir um copo de àgua logo ao acordar, antes de ingerir qualquer alimento. Prepare a mesa para o pequeno-almoço no dia anterior e deixe já um copo cheio de àgua para cada membro da família. Assim é mais fácil não se esquecer.

Ao longo do día, a melhor forma é ter àgua sempre disponivel, ter sempre uma garrafa na carteira e uma garrafa no local de trabalho. Uma excelente forma de consumir a quantidade necessária de àgua diária é encher uma garrafa de 1.5L de àgua e colocá-la na secretária ou junto ao seu posto de trabalho e comprometer-se consigo mesmo a não sair do local de trabalho sem ter terminado de beber.
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Quanto aos mais pequenotes, é importante que os lembre regularmente de que precisam de ingerir àgua porque eles não têm ainda essa capacidade muito desenvolvida. É por isso responsabilidade do adulto estimular a ingestão regular de àgua e manter a criança hidratada.

 

No caso dos adultos, crianças e jovens, uma forma de tornar o consumo de àgua mais apelativo, é aromatizá-la com algumas rodelas de limão, algumas folhas de hortelã, um pau de canela, alguns frutos vermelhos... enfim é deixar a imaginação tomar conta de nós, mas o importante mesmo é, no caso das mulheres consumirem pelo menos 1.5L por día e no caso dos homens 2L. Depois estes valores dependem obviamente do estilo de vida, da actividade físisca, da humidade e temperatura a que cada pessoa está sujeita... mas em regra estes são os valores que, para bem da nossa saúde devem ser cumpridos!

 

Outras opções:

- Refrigerantes e outros falsos sumos - esses não entram cá em casa, não são mais que um cocktail de falsos nutrientes e muito açúcar que devem ser guardados para uma ou outra ocasião fora de casa, onde não haja MESMO outra solução e, no caso de ter miudagem a cargo não devem mesmo nunca ser consumidos.

- sumos naturais de fruta - quando consumidos em excesso, podem também ser responsáveis por problemas dentários, tal como os refrigerantes, por causa do açúcar natural da fruta e do àcido citrico, mas claro, em ocasiões especiais são mais que recomendados. Para tornar as refeições dos pequenotes mais apelativas, e estimular o consumo de àgua, pode sempre espremer alguns citrinos (laranja, limão, toranja, tangerina...) misturar com alguma fruta mole (manga, abacate, mamão, franboesas...) àgua e um pouco de gelo num jarro e servir assim. Vai aromatizar a àgua e torná-la mais saborosa.

Os smoothies são uma excelente opção para a miudagem porque contêm toda a fibra presente na fruta e são muito fáceis de fazer. É só misturar fruta a gosto (com casca e tudo... se for biológica claro) triturar no liquidificador e num instante ficamos com um sumo fantástico e cheio de sabor! 

Um que gosto particularmente é ananás com hortelã e canela: misturar um quarto de ananás cortado em pedaços, duas ou três folhas de hortelã e uma colher de café de canela. Triturar tudo e... deliciem-se

 

Bons sumos, boas àguas aromatizadas ou simples, mas acima de tudo, muita hidratação!!!

 

Fotos: Fonte Pinterest

 

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2 comentários

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De Chic'Ana a 15.01.2016 às 16:18

Custa-me imenso beber líquidos, consigo passar dias sem o fazer. Então ando sempre á procura de alternativas: chás, sumos naturais e a sopa que também tem muita água!
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De Us4all a 16.01.2016 às 02:40

Image são boas alternativas mas água é sempre água e é uma questão de hábito... começa com garrafas mais pequenas para tentar habituar o corpo e depois aos poucos passa para doses maiores e acredita, as águas aromatizadas são uma excelente opção :)

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