Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




281215 walk.jpg

 Temos estado com o blog mais parado mas é Natal, ou melhor, foi! Estes dias foram quentinhos, bem quentinhos, afagaram a alma e o estômago mas sem grandes excessos e o chá, os chás digestivos e diuréticos foram reis e senhores a todas as horas!


Não houve excessos!!! Yeahhh afinal a comida não acaba depois do Natal por isso há que ter conta peso e medida quando vamos para a mesa! Por aí muitos excessos?

Agora preparamos o fim de ano, mais uma época para sentar à mesa, conviver, viver e partilhar... Tentaremos que seja sem excessos também. Pelo meio há ainda jantares que por falta de agenda tiveram que ficar para o pós Natal ah, e há corridas e caminhadas se não, mesmo sem grandes excessos não há saúde que aguente! Por aí, muito exercício pós Natal?! :)

Todos sabemos da importância do exercício físico na nossa vida diária mas há dias em que as desculpas são mais que muitas! E temos mesmo que saltar do sofá sem desculpas porque lá no fundo todos temos mais ou menos tempo, mais ou menso días por semana...

 

As recomendações são claras "Para melhorar a saúde, as pessoas de todas as idades deveriam incluir um mínimo de 30 minutos de actividade física de intensidade moderada (como caminhar) a maioría dos dias da semana, se não todos. Na maioría das pessoas, podem obter-se maiores beneficios para a saúde realizando uma actividade física de maior intensidade ou maior duração." 


Há no entanto recomendações de 60 minutos diários de actividade física e esta diferença tem a ver essencialmente com o objectivo pretendido. 30 minutos são suficientes para manter a saúde cardiovascular mas não para prevenir obesidade e doenças metabólicas, para isso são recomendados 60 minutos diários que podem ser repartidos por vários momentos do día!


A actividade física regular (diária ou quase diária) está perfeitamente identificada como factor protector das seguintes doeças:

  • obesidade;
  • diabetes;
  • doenças cardiovasculares;
  • cancro - calcula-se que o peso corporal e a actividade física estão identificados como co-responsáveis por alguns dos cancros mais comuns como mama (pós-menopausico), cólon, endométrio, rim e esófago;
  • osteoporose - a actividade física, em particular a que mantém ou aumenta a potência muscular, a coordenação e o equilibrio é benéfico para prevenir fractura; uma actividade regular de levantamento de pesos ao longo da vida, aumenta a massa óssea máxima durante a juventude e ajusa a conservar a massa óssea mais adiante na vida.


Estas já são mais que boas razões para saltar do sofá!!! 


Boas caminhadas/corridas/idas ao ginásio... importa é mexer! E não deixar isso... para o ano! Só custa começar!

 

Foto: Fonte Pinterest

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Imagem de perfil

De Maribel Maia a 28.12.2015 às 15:12

É para começar o Novo Ano em boa forma física e não desistir maisImage
Imagem de perfil

De Us4all a 28.12.2015 às 16:28

Nem mais :)
Que seja um 2016 excelente e cheio de saúde! Obrigada por seguir o Us4all 

comentar post



Mundo Us4all

foto do autor


Contactos

us4all@sapo.pt

Também colaboro aqui


Sigam-me por aqui

Follow


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D