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Captura de ecrã 2016-01-18, às 15.01.20.png

A regra é simples, não comprem, não têm, não comem! Guardem-se para as festas e dias especiais e sabe melhor! 

Exemplos:

Fiambre de perú sem sal

Ingredientes: 65% Peito de perú, àgua, soja, glucose, aromas, cloreto de potássio, açúcar, estabilizantes (3 E's), antioxidantes (2 E's), conservantes (1 E). Contém proteínas de leite, ovos e aipo!

Valores nutricionais: 1,1g de sal e 1,5g de açúcar por 100g

 

Fiambre da pá

Ingredientes: 41% de porco e perú, àgua, fécula de batata, sal, proteína de soja, proteína de leite, açúcar, lactose, dextrose de milho e aromas. Estabilisantes: E-451 y E-407. Potenciador de sabor E-621. Antioxidante: E-316. Conservante: E-250. Corante: E-120. Contém leite e derivados.

Valores nutricionais: 2,2g de sal e 2g de açúcar por 100g.

 

Chouriço de perú

Ingredientes: perú, gordura de pato, leite em pó, sal, pimentão, alho, especiarias, dextrose, estabilizantes (E-451i, E-450i, E-452ii), antioxidantes (E-316, extrato de alecrim), conservantes (E-250, E-252) e corante (E-120). Conservante de superfície (E-202).

Valores nutricionais: 4,1g de sal e 1,7g de açúcar por 100g.

 

 

Mortadela

Ingredientes: carne e gordura de suíno, água, carne de vaca, azeitonas, fécula de batata, proteína de soja, sal, antioxidantes (E316, E326), estabilizadores (E450, E452), aromatizantes, especiarias, conservante (E250), regulador de acidez (E575), hemoglobina.

Valores nutricionais: 2,5g de sal e 0,5g de açúcar por 100g.

 

Alheira

Ingredientes: 30% Carne de galinha, 30% carne de porco, 25% pão de trigo, calda da cozedura das carnes, 14% de banha de porco, 1% condimentos (sal, alho, piripiri, azeite e colorau doce).

Valores nutricionais: 1,8g de sal e 1,8g de açúcar por 100g.

 

Presunto

Ingredientes: Presunto de porco, sal, conservantes (E252 e E250) e antioxidante (E301).

Valores nutricionais: 4,5g de sal e <0,5g de açúcar por 100g.

 

A isto temos ainda a acrescentar as últimas e controversas conclusões da OMS sobre carne processada e a sua relação com problemas oncológicos! Controversas porque além de mexerem com interesses económicos muito fortes, mexem com os nossos hábitos, ou acham que fiquei contente de ver espalhado em todas as noticias que a carne processada é carcinogénica?! Mas é e eu sei disso há muito tempo e tento controlar ao máximo mas é um hábito está enraizado e há que lutar contra ele! Pela nossa saúde.


De carne e carnes processadas falaremos mais à frente... 

 

Por agora, soluções, não há milagres, é retirar, não comprar e pronto... substituição de todos estes produtos, reservando-os apenas e muito esporádicamente para dias de festa! E no pão o que colocar? Azeite, azeite e mais azeite, aromatizado com alho e ervas, sem ervas, com picante, sem picante... por mais que leia não encontro soluções mais saudáveis. Mel também é uma opção esporádica pelo seu conteúdo em açúcar. Alguns queijos frescos para barrar (cuidado com o sal, açúcar e excesso de gordura, leiam bem os rótulos), usem e abusem das panquecas sem açúcar, com cacau 0% açúcar são óptimas e a miudagem vai gostar e os adultos também, fruta muita fruta e mais fruta e acima de tudo variem! 

 

 Foto: Fonte Pinterest

 

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