Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




131215 cereais peq almoço.jpg 

Minha boa gente, os cereais de pequeno almoço confesso que são das coisas que mais confusão me faz na alimentação da pequenada, e dos graúdos também, mas esses já escolhem (ou pelo menos deviam)!

Sou contra, confesso que sou e explico-vos já porquê! 
Já li e reli milhentos rótulos e ainda não encontrei nenhuns que me sentisse segura para consumir e muito menos para dar a quem não tem poder de decisão sobre a sua saúde!

Primeiro, a grande maioria, especialmente os destinados ao público infantil, são "empobrecidos" com corantes para ficarem com aquelas cores giras e apelativas! Alguém já viu alimentos (fruta, legumes, carne, peixe... enfim o que seja) cor-de-rosa, verde, azul??? Pois, bem me parecia, então como é que acham que essas cores são conseguidas? Por síntese química, na grande maioria das vezes! 

Segundo, e mais uma vez os destinados ao público infantil, são carregadinhos de açúcar que até dá dó! Vejam bem a quantidade de açúcar que aparece descrita na tabela nutricional e depois digam-me se acham que essa é uma escolha saudável!

 

Captura de ecrã 2015-12-13, às 22.52.25.png

 Este é um rótulo de cereais de pequeno almoço de uma marca comum, direccionada ao público infantil. Dos muitos rótulos que consultei o valor de açúcares ronda sempre as 20g, há algumas excepções, compensadas com teores de sal mais elevados ou de farinhas e extractos da mais diversa ordem.

Bom, se a isto tudo juntarmos o preço absurdo a que muitas destas caixas de veneno bem enfeitadinhas são vendidas, não consigo encontrar mesmo nenhum ponto positivo neste tipo de alimento!

Quando falamos que é importante o consumo de cereais, são isso mesmo, cereais de vários tipos, com valores e características nutricionais distintas!

Uma alternativa bem saúdavel são os muesli, mas atenção, aqueles que são feitos em casa, porque os de compra também eles, na maioria dos casos, estão cheios de açúcar! Reparem neste rótulo de uma caixa de muesli biológica! 

Captura de ecrã 2015-12-13, às 23.00.08.png

Uma forma bem saudável (e económica) de consumir cereais de pequeno almoço de qualidade é criar o seu próprio mix de cereais de acordo com os gostos de cada um. 

Aqui fica uma receita bem simples:

  • 1 chávena de chá de flocos de aveia
  • 1/2 chávena de chá de sementes de girassol
  • 1/2 chávena de chá de nozes
  • 1/4 chávena de chá de passas (assim podem dar um sabor mais doce à mistura e torná-la mais apelativa ao paladar dos mais pequenos)
  • 1/4 chávena de chá de sementes de chia
  • 1 colher de chá de canela

Misturar todos os ingredientes muito bem! 
Quem não aprecia o sabor dos cereais "ao natural", pode numa frigideira anti-aderente previamente aquecida, aquecer a mistura até as sementes de girassol começarem a alourar!

No final, deixar arrefecer e colocar em frascos de vidro ao abrigo da luz e da humidade e... bons pequenos-almoços sem açúcar (ou quase)!

Outra alternativa aos cereais de pequeno-almoço é o consumo de pão!

E vocês, o que comem por aí ao pequeno almoço?

Muitos cereais ou nem por isso?

Foto: Fonte Pinterest

 

Autoria e outros dados (tags, etc)




Contactos

us4all@sapo.pt

Também colaboro aqui


Sigam-me por aqui

Follow


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D