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Uma vez mais o equilibrio deve liderar as escolhas! Uma vez mais é na hora de ir às compras que se define a saúde!

Há uns dias comprei arroz integral, estava pouco mais caro que o arroz "normal" e decidi trazer. Estou muito satisfeita porque apesar de ser ligeiramente mais caro, tem uma capacidade saciante superior, não fica com aquele aspecto empapado, mesmo de um dia para o outro fica soltinho porque não absorve tão facilmente a água por causa da "capa" protectora fibrosa. Demora mais ou menos o mesmo tempo a cozinhar e é super saboroso e mais saudável. Quanto às massas já há uns tempos que opto por massas integrais (não na totalidade) mas vou intercalando e o pão normalmente é sempre escuro, a quinoa também nos visita muitas vezes por isso os hidratos de carbono não me preocupam muito...

 

 

Então vamos lá à explicação da questão (breve e resumida, prometo). Há dois tipos de grãos:

  • integrais - não sobrem processamento, por exemplo farinha de trigo inteiro, aveia, farinha de milho inteiro, cevada, arroz integral, arroz selvagem, quinoa...

  • grão refinado - já sofreram um processamento para eliminar o gérmen. Exemplos, farinha branca, pão branco, arroz branco.

 

Todos os grãos têm amido, um tipo de hidratos de carbono. Estes hidratos de carbono aumentam os niveis de açúcar no sangue (por isso toda a gente deve ter atenção nas quantidades que consome, mas particularmente diabéticos e pré-diabéticos). Uma alimentação saudável deve garantir que metade dos grãos consumidos diariamente, seja sob a forma de arroz, cereais de pequeno almoço, snacks, pão... são integrais. Estes têm muito mais fibra e a fibra tem um papel fundamental na dieta que é o de impedir que o nivel de açúcar no sangue se eleve demasiado, facilitando ainda todo o processo digestivo.

 

 

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2 comentários

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De Hugo Marques a 25.02.2016 às 22:51

Excelente post! Simples mas bastante clarificador. Apenas dizer que venho a acompanhar o blog recentemente e fiquei fã. O melhor elogio que posso dar é que tenho aprendido muito, e isso fez-me ja mudar alguns dos meus habitos alimentares. Muios parabens, continue sempre.
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De Us4all a 26.02.2016 às 08:28

Muito obrigada pelas suas palavras Hugo! E acima de tudo, muito obrigada por seguir o Us4all 😊 o intuito do blog era mesmo conduzir a algumas mudanças de hábitos dos leitores e esta, como outros comentários, fazem-me continuar 😉 muito obrigada e continuação de boas mudanças 😊

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