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aqui falei da importância de uma boa noite de sono e mais importante que isso, de algumas dicas para uma boa noite! Aliás, para que todas as noites sejam boas, serenas, tranquilas e reparadoras. Não, não somos agora todos super homens e super mulheres que conseguem dormir 3h por noite sem danos... lamento mas a ciência já provou e comprovou que não (na realidade não lamento porque que dormir é delicioso)! Bendita sejas hora da abóbora 

 

A privação de sono afecta de facto muitos portugueses e tem repercuções várias na vida activa de cada um, podendo afectar o contexto familiar (manhãs caóticas são clássicos descritos por muitos), a vida profissional e daí resultarem implicações para equipas de trabalho, etc... Quem nunca se sentiu esgotado pela manhã depois de uma noite mal dormida? As dificuldades em regular os ciclos de sono e de vigilia, que devem ser regulados pelo ritmo dos dias, ou seja, devemos estar vigilantes durante o dia (cedo) e dormir durante a noite (cedo), devem ser motivo de atenção redobrada!

 

É frequente ouvirmos pessoas dizer que acordam as 4h e não dormem mais, que estão a trabalhar até às 3h e às 6h já estão a pé, que estão sempre a acordar durante a noite... não, isso não é normal, como não é normal ser diabético, hipertenso, ter peso a mais, etc etc etc, as dificuldades em regular os ciclos de sono são um problema de saúde e devem ser assumidos como tal!

 

Estes são alguns dos problemas que podem advir de disturbios de sono:

  • aumento do risco de doença cardíaca
  • memória afectada
  • dificuldades de concentração
  • irritabilidade
  • baixo rendimento intelectual
  • depressão
  • consumo de alimentos mais calóricos, apontado como um dos causadores de obesidade
  • risco aumentado de diabetes tipo II
  • diminuição da resposta imunitária
  • pequenos sonos ao longo do dia que podem colocar a pessoa em situações de risco

Estes são já motivos mais do que suficientes para procurar manter uma boa rotina de sono não são?! Não, não é normal dormir menos de 7h a 8h, e estar sempre a acordar e adormecer, ter sonos agitados etc... o seu corpo não se "habitua" pode demorar mais tempo a dar sinal, mas vai dar...

Mas se sozinho não é capaz de implementar uma boa rotina, não há mal nenhum em pedir ajuda, antes que seja tarde, procure um profissional de saúde!

 

Bons sonos!
Foto: Fonte Pinterest

 

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2 comentários

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De Sugar Candy a 20.03.2016 às 01:09

Gostei imenso deste artigo! E por a caso estava mesmo a pensar fazer um post sobre este tema, mas sendo assim já não vou fazer!
Beijinhos, 
http://sugarcandy.blogs.sapo.pt/
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De Us4all a 21.03.2016 às 08:43

Muito obrigada  Podes partilhar! Boa semana e boa Primavera 

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