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Se querem declarar guerra às constipações para miúdos e graúdos, então isto é para vocês!

  • Batata doce - Sim, obrigada!
  • Frutos secos - Sim, muito obrigada!
  • Gengibre - Sim, sim, sim!!!!
  • Canela - SIM!
  • Bróculos - muitos, bons e mal cozidos, por favor!
  • Limão - um bocadinho ao acordar, para despertar com saúde!

Já há uns tempos vos dei uma receita de batata doce, agora falo-vos dos benefícios! Descrita como tendo uma excelente actividade anti-cancro, anti-diabética e anti-inflamatória, vais aos poucos sendo descoberta por cá e ainda bem. É daquelas modas boas, está na moda, as pessoas consomem e isso só faz bem! É óptima em puré, basta cozer (sem sal), triturar e no final adicionar um bocadinho de azeite, alho picado e tomilho numa frigideira, quando o alho alourar, juntar o puré previamente triturado, e já está! Assada no forno também faz as delícias cá de casa, sempre sem sal!

 

Os frutos secos devem fazer parte do nosso dia em todas as épocas do ano, mas particularmente no Inverno, pelo seu aporte vitaminico, e pela quantidade de gordura (boa) que nos fornecem! Uma mão cheia de nozes, avelãs, amêndoas... são óptimas para os ataques de fome nocturnos :)

 

O gengibre que já aqui e aqui falei, é bom mas bom! Pode ser usado em chá, uma rodela fininha para uma chávena (basta colocar uma rodela ou duas, não comprem chá de gengibre em saquetas, normalmente tem extracto de... e não gengibre mesmo. Aromatizar àgua é também uma excelente opção, adicionem uma rodela a uma garrafa de 1.5L de àgua e aí têm uma óptima desculpa para beber água com um toque saboroso. Além disso é um tempero delicioso em refogados, basta ralarem um bocadinho, não mais que uma colher de café e o sabor do prato intensifica-se, com um aroma bem interessante.

 

A canela é reconhecida pelos seus efeitos anti-oxidantes, anti-inflamatórios, anti-lipémicos, anti-diabéticos, anti-microbianos e anti-cancro. Digam lá que não são boas razões para acrescentarem esta especiaria à V/ rotina?! Como?! Aromatizando o café diariamente por exemplo, ou polvilhando fruta, nomeadamente laranja, ananás, banana...

 

Bróculos!? Sim, desde que pouco cozinhados (e eu não disse crus, que o que se vende por aí nem sempre é de confiança), mas o talo deve ficar assim al dente ;) são muito ricos em vitamina C! Já experimentaram assar juntamente com peixe e batata doce? É delicioso, bem melhor que cozidos em meu entender!

 

Limão, é ácido, fáz mal ao fígado, dá cabo do estômago!!! É tudo em mau! Para mim, com conta peso e medida, é tudo em bom! Claro que, não é suposto beber sumo de limão diariamente, mas umas gotas para aromatizar àgua, isso sim é diário! Além disso, é um excelente substituto do sal na comida, carne ou peixe marinado com sumo de limão, ervas aromáticas e pimenta moida e sal nem vê-lo! Já para não falar que tem mais vitamina C que a laranja e está cheio de minerais essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo!

 

Experimentem incluir estes alimentos na V/ rotina diária e não há bicho que vos ataque! Para quem está mesmo adoentado, um chá bem quente com uma rodela de gengibre, duas lascas de casca de limão e um pouco de mel, podem mesmo fazer maravilhas!

 

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4 comentários

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De HMM a 03.03.2016 às 10:40

Excelentes dicas uma vez mais!
Aproveito para colocar uma questão relativa à quantidade de frutos secos e de sementes (abóbora, sésamo, chia, etc.) que devemos/podemos consumir diariamente, uma vez que além dos benefícios já aqui descritos, creio que também poderão facilmente contribuir para o aumento de peso.
Como são excelentes "snacks", acabo sempre por ficar na dúvida se não estarei a exagerar no seu consumo...
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De Us4all a 03.03.2016 às 12:07

Olá HMM
Antes de mais, obrigada por seguir.
As indicações que guiam uma alimentação segura e de qualidade indicam-nos que devemos consumir cerca de 30g/dia de frutos secos, devemos usar e abusar das nozes por exemplo, muito ricas em ómega 3 e outros compostos benéficos ao nosso organismo.
Apesar dos frutos secos serem muito ricos em gorduras, um consumo diário moderado destes alimentos não provoca aumento de peso porque, como são ricos em fibra, primeiro dão-nos uma sensação de saciedade e levam-nos a evitar consumir outros alimentos e depois, esta fibra faz com que 10 a 20% da gordura deles nunca chegue a ser absorvida pelo organismo, além disso, não nos podemos esquecer que é gordura boa.
Estudos recentes mostram ainda que, o consumo diário moderado diminui em 10% o mau colesterol e os triglicéridos, reduzindo assim o risco de doenças cardiovasculares.

Por isso, 30g/dia são mais que recomendadas 
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De Chic'Ana a 03.03.2016 às 15:20

Frutos secos, gengibre, limão e canela... 4 coisas que não dispenso! =)
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De Us4all a 03.03.2016 às 15:55

ai sim é tão bom Chic'Ana 
Agora é só ir introduzindo a batata doce que é maravilhosa e os bróculos, que bem vistas as coisas também não são maus diabos, eu cá gosto dos ditos :)

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