Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




leite.jpg

 

Esta podia ser uma óptima noticia para começar o dia, não fosse a desconfiança que tenho face aos substitutos que estão a ser actualmente usados por uma boa percentagem da população.

 

Há uma corrente mais "tradicional" ligada à saúde humana que defende o consumo de leite sem olhar às condições a que os animais são sujeitos e à má qualidade do produto colocado à disposição do consumidor. É como se de repente muitos profissionais de saúde tivessem parado na altura do galão e do pão com manteiga e nada mais importe... Não consigo entender nem aceitar tal facto. Há inumeras fontes de proteína e cálcio de qualidade muito superior ao leite que chega à prateleira do supermercado.

 

O leite que vulgarmente nos chega às mãos é conseguido recorrendo a sistemas de produção intensiva em que os animais são colocados em espaços mínimos, sem acesso a ar livre, apenas alimentando-se de rações, nada de pasto, nada de nada, e extremamente estimulados hormonalmente e medicados. E claro, não há milagres, quem bebe o leite bebe tudo isso. Hoje felizmente há acesso a um sem fim de receitas, desde smothies, a chás, a papas de cereais integrais que podem ser preparadas na véspera, a 1001 formas de comer pão com recurso a boas farinhas. Não há qualquer justificação, a meu ver, para consumir um alimento de qualidade duvidosa, com um enorme impacto na natureza e sem respeito pelos animais.

 

O problema claro está prende.se com os substitutos utilizados. Nos últimos anos foi ver nascer nas prateleiras dos super e hipermercados um conjunto de novas opções de "leite" vegetal cuja qualidade está ao nivel do leite de origem animal e o impacto na natureza e na nossa saúde também. Uma vez de vez em quando não é grave, mas consumir diariamente bebida de arroz, ou de amendoa, ou de soja, etc.. é também pouco correcto, dada a quantidade de açúcares adicionados que estas bebidas regra geral têm.

 

Em suma, se substituirem o tradicional leite por alimentos variados, pequenos-almoços completos e diversos ao longo da semana, evidentemente que é a melhor das opções, particularmente recorrendo a produtos frescos, nada de processados nem açúcares adicionados!

 

Foto: Fonte Pinterest

Autoria e outros dados (tags, etc)


8 comentários

Imagem de perfil

De Chic'Ana a 08.11.2016 às 09:33

Confesso que o leite faz parte do meu pequeno almoço há anos e anos.. Tenho de tentar mudar pelo menos aos fins de semana!
Beijinhos
Imagem de perfil

De Us4all a 08.11.2016 às 10:44

Sim é bom mudar, aos poucos não tem que ser de um dia para o outro porque claro, o hábito é o nosso pior inimigo mas ir variando faz muito bem ;) 
Imagem de perfil

De Margarida a 08.11.2016 às 09:43

Boas notícias! :)
Imagem de perfil

De Us4all a 08.11.2016 às 10:43

Sem dúvida Margarida :) 
Imagem de perfil

De Ana Rita 🌼 a 08.11.2016 às 11:04

Bebo leite todos os dias ao pequeno-almoço e ás vezes ao jantar. Não dispenso mas, com tanta coisa que se diz sobre o leite e os males que faz aos adultos é normal que as pessoas comecem a desconfiar...
Imagem de perfil

De Us4all a 08.11.2016 às 11:56

Ana Rita, não é só o que se diz, há muitas evidências ciêntificas que relacioonam o seu consumo com o risco aumentado para muitas doenças. E não é só aos adultos que faz mal, eu continuo sem perceber como é que se dá leite a uma criança que tem um regime alimentar saudável e equilibrado. É mais do mesmo mas a verdade é que somos o único mamifero que mama até morrer, isso é absolutamente contra natura. Além de que estamos a consumir leite produzido "artificialmente", cheio de hormonas e residuos de medicamentos veterinários que ainda que estejam dentro das concentrações legais, ninguém sabe quais as consequências do efeito de acumulação desses residuos ao longo dos anos no organismo humano. Assim, baseando-nos numa lógica evolutiva, como é que se justifica que consumamos leite de um ruminante se somos hominivoros?! Há, isso sim, a par de muitos outros alimentos, um hábito associado mas da mesma forma que comprovámos que um consumo de produtos cárnicos aumenta a incidência de doenças oncológicas, também no caso do leite lá chegaremos... sem fundamentalismos, não digo que devamos deixar de consumir na totalidade, uma vez por outra, se gostamos e não nos causa uma reacção adversa pois porque não?!? Mas diariamente, considerando a informaçaõ mais recente é realmente contraditório o seu consumo. Já para não falar das questões ambientais e de total e absoluto (des)respeito pelos animais...
Imagem de perfil

De Ana Rita 🌼 a 08.11.2016 às 15:40

Eu sei que é contra-natura beber leite e também sei que somos os únicos animais mamiferos que bebem leite até morrer. Também estou a par das muitas implicações que isso trás para a saúde mas sou franca, não consigo imaginar (a longo prazo) algo que me saiba tão bem como o meu leite da manhã.
Poderia facilmente substituir por chá até pode ser uma ideia mas excluir completamente não sei se seria capaz.
Imagem de perfil

De Us4all a 09.11.2016 às 10:27

Aos poucos Ana Rita :) em nome da saúde a longo prazo. Não é expectavel que ninguem mude do dia para a noite, até porque as mudanças repentinas de hábitos raramente são consistentes. 

comentar post




Contactos

us4all@sapo.pt

Também colaboro aqui


Sigam-me por aqui

Follow


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D