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O Natal só por si já é propicio aos abusos, almoços daqui, lanches dali e uma lista de jantares que não tem fim... Se a isso juntarmos o regresso a casa, o regresso dos nossos, as conversas intermináveis à volta da mesa e o desejo de celebrar mais um ano, junto dos que nos querem bem, isto pode bem ser explosivo para a nossa saúde!

 

Por isso, agora que esta época está a chegar a passos largos, deixo-vos algumas dicas para um Natal sem abdicar mas com conta, peso medida!

 

 

Bebidas: Prefira sempre a água às refeições em vez de outras bebidas, mas claro num momento de convívio essa opção nem sempre é simples, então opte por um copo de vinho, preferencialmente tinto, e vá intercalando com água de forma a fazer um consumo moderado.

 

Entradas (e eu sei que é difícil, eu adoro e perco-me com alguns petiscos), mas conscientemente podemos evitar algumas asneiras! 

  1. Recuse o pão, uma vez que no tempo de espera pela refeição irá ingerir mais pão, sem se aperceber da quantidade;
  2. Se não conseguir, opte por uma porção muito pequena, coloque-a no seu prato e assuma para si mesmo que é só aquela fatia até ao fim da refeição.
  3. Peça uma sopa para iniciar a refeição, assim vai sentir-se mais saciado e com menos vontade de consumir doses exageradas no prato principal.

 

Prato principal:

  1. Optem por pratos com o menor teor de gordura possível, entre um bacalhau com natas e um bacalhau assado, a escolha deve obviamente recair sobre o último! Opte sempre por pratos grelhados, cozidos ou ensopados em vez de fritos e assados com gordura! Estes devem ser a última das últimas opções!
  2. Se o prato tiver molhos, peça para estes serem servidos à parte, assim poderá optar por pouca quantidade ou por não os utilizar;
  3. Substitua as batatas/massa/arroz, particularmente batatas fritas ou gratinadas, por saladas e verduras;
  4. Dispense os molhos extra e o sal fino no seu prato!
  5. Divida uma dose com outra pessoa, as doses individuais tipicamente têm comida a mais para uma pessoa e no final sentimo-nos enfartados e indispostos, por isso opte por consumir em menos quantidade, especialmente se for um jantar;

 

Um pequeno truque é servirem-se primeiro de legumes, encherem bem o prato, depois uma porção de batata/arroz/massa/quinoa/feijão/grão... e por fim, quando já não houver quase espaço para mais nada, sirvam-se de carne ou peixe, um bocadinho apenas!

 

Nesta altura não me atrevo a pedir-vos para comerem só fruta, mas quando chega a hora da sobremesa, tentem lá controlar-se vá... afinal para o ano também haverá bolo rei, rabanadas, sonhos, fritas, filhós... não precisamos de comer tudo este ano!

 

No final, optem por um chá bem quente em vez de café e digestivos, ajuda a digerir, a emulsionar as gorduras no estômago e facilita a digestão!

Há sempre hipóteses de fazerem boas escolhas à mesa, basta querermos!

Bons convívios!!!


Foto: Fonte Pinterest

 

 

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