Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




rotulo.jpeg

É nas prateleiras dos supermercados, na banca do peixe, na mercearia do bairro, no balcão do talho, na feirinha de sábado onde compramos os mimos mais verdes e a melhor fruta, é aqui, em todos estes locais, que a nossa saúde se começa a definir.

É fundamental optarmos por produtos de qualidade, caso contrário, por melhores que sejam os cuidados, algo falha na equação alimentação vs saúde do corpo!

Os produtos alimentares para estarem disponiveis ao consumidor devem ser seguros e de qualidade, no entanto muitos são apenas seguros, isto é, cumprem os valores legais para serem vendidos no que a microrganismos, pesticidas, antibióticos, corantes, conservantes etc dizem respeito mas... em termos de qualidade deixam muito a desejar. E o que é isso da qualidade??? Há inúmeras definições, esta quanto a mim define tudo, é "A aptidão de um produto para bem nutrir". 

 

Muitos dos aditivos alimentares que hoje estão nos rótulos dos alimentos processados são recentes, por isso só sabemos que... a curto prazo não nos farão mal se ingeridos até X quantidade, mas...? E daqui a uns anos? E se continuadamente ingerirmos aquele composto e o nosso organismo o for acumulando? Importa prevenir! Importa não consumir alimentos processados! Importa ler os rótulos e saber o que comemos, se não conhecerem, se não souberem o que está lá escrito, provavelmente não é nenhuma espécie de marisco rara oriunda de Madagáscar... é uma bela porcaria que pode não fazer nada mas pode fazer muito.

Por isso vos digo que a nossa saúde se define na prateleira de qualquer supermercado. É importante ler bem a lista de ingredientes de qualquer produto embalado e fazer a melhor opção entre preço/qualidade/necessidade é fundamental!

Optem por encher a casa de frutas, legumes, frutos secos, peixe e carne (branca principalmente) e façam daí as vossas refeições! Esqueçam os sumos embalados, as refeições pré cozinhadas, as natas, as margarinas, as bolachas (um dia destes sai receita caseira), o pão de forma, as pizzas ultra congeladas... por vocês e pelos vossos, façam vocês mesmos!

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:




Contactos

us4all@sapo.pt

Também colaboro aqui


Sigam-me por aqui

Follow


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D