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A pedido de uma leitora, aqui fica a minha opinião, devidamente baseada em lista de ingredientes e tabelas nutricionais, sobre caldos para temperar!

 

Confesso que quando pensei nesta semana dedicada ao sal, foi coisa que não me passou pela cabeça falar porque não uso e por isso confesso que às vezes nem sempre estou desperta para esta realidade mas fui ler e ler e procurar e percebi que há uma enorme variedade o que é pena, é sinal que as pessoas consomem, o que é mau, considerando a fraca qualidade do pitéu. Eu até gostava de vir aqui dizer que é bom, mas não, não é... desculpa cara leitora  mas eu vou dar soluções prometo 

 

Descobri caldos de tudo, alho e coentros ou alho e salsa, é simples substituir... compram alhos frescos (preferencialmente na época deles e depois conservam as cabeças em casa em local fresco, numa cesta de vime para não apodrecerem, compram um ramo de coentros ou salsa frescos, picam tudo, e adicionam um bocadinho de azeite por exemplo, se for para assados no forno. Para acompanhar peixe ou carne, cozido ou grelhado, podem adicionar por cima do peixe ou da carne assim mesmo em cru. Com salsa faço muita vez esta combinação, mal eu sabia que havia um cubo mágico que de mágico nada tem. 

 

 

A regra é a mesma para os caldos de alho e pimentão e louro... ah eu adoro louro. Mãos à obra, é tão simples, alho picado, uma ou duas folhas de louro, um tomate para fazer a vez do pimentão e já está! Bons petiscos!

 

Os caldos, todos eles, exageram na quantidade de sal, gorduras saturadas e açúcar, há umas opções que se dizem "Naturais" que em termos nutricionais não são tão más, uma porção tem 0,48g de sal, mas depois tem uma lista de ingredientes mais extensa que um cozido à portuguesa... não consigo entender para que é que utilizam tanta coisa?!

Ingredientes: água, sal, gordura animal, vegetais em quantidades variáveis (cenoura, alho francês), extracto de levedura, açúcar, extracto de carne (1,7%), gordura vegetal, aromas (aqui vale tudo, não dizem quais são), espessantes (goma de xantana, farinha de sementes de alfarroba), salsa, xarope de glucose, sumos concentrados de fruta e vegetais (maçã, cebola e cenoura), especiarias.

O nome é caldo de carne, mas o primeiro ingrediente é água, depois sal, depois gordura animal e lá no meio diz que tem 1,7% de extracto de carne. Além disso tem 0,1g de açúcar, 0,2g de gorduras saturadas... 

Imaginando que usam estes caldos para um assado, podem substituir por exemplo por azeite, alho, cebola, água, piri-piri, tomilho (no caso da carne), oregãos e sésamo (no caso do peixe), sal em muito pouca quantidade, tudo misturado no almofariz e já está. E assim conseguem um tempero bem mais saudavel!  

Encontrei ainda um caldo de legumes, que imagino que seja este que utilizam para temperar sopas, certo? A lista de ingredientes é tudo menos saudável ora leiam aqui: sal (1º ingrediente... medoooo, significa que é o que está em maior quantidade), gordura vegetal de palma (gordura saturada), extracto de proteínas de soja e de levedura, amido de milho, intensificador de sabor, aroma, especiarias, extracto de cebola e cenoura, antioxidante. 

Valores nutricionais por cubinho (que neste caso é o que importa): 1,4g de sal, 0,2g de açúcar, 0,4g de gordura saturada.

Uma sopa supõem-se que é um prato saudável, e vão adicionar-lhe gordura saturada e açúcar? e soja e aroma e extracto de cebola (usem cebola mesmo) e de cenoura (usem cenoura mesmo)... Para a sopa, considerando uma panela média, podem simplesmente temperar com uma colher de sopa de azeite, meia colher de café de sal aromatizado e salsa. Simples, barato e saboroso!

E descobri que há coisas destas a 10€/kg?!??! Pior, encontrei a 14€/Kg... Isso dá para comprar bons temperos por muito tempo!

Preparar estes temperos não leva tempo nenhum, mas imaginando que preferem opções mais práticas, podem preparar uma mistura de ervas aromáticas e azeite e congelar em cubinhos usando as couvetes do gelo do congelador. Depois é só juntar ao cozinhado!

Fico a aguardar o resultado desta substituição dos caldos ;)

Foto: Fonte Pinterest

 

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7 comentários

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De Maribel Maia a 22.01.2016 às 16:10

Boas dicas!
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De Us4all a 22.01.2016 às 16:25

Muito obrigada Maribel Image
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De Chic'Ana a 22.01.2016 às 16:13

Excelente! =)
Admito que utilizo o caldo muitas vezes para temperar e também mais que uma colher de azeite. Hoje á noite vou experimentar temperar assim: uma colher de azeite, sal aromático (que tenho em casa), alho fresco e salsa! 
Obrigada por este post!
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De Us4all a 22.01.2016 às 16:25

De nada :)

Fico à espera do resultado (mesmo que não seja o desejado), vais sentir que está provavelmente com um sabor menos intenso... é normal, mas vinga-te no alho e na salsa se gostarem ;)
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De Chic'Ana a 22.01.2016 às 16:26

Adoro alho, deixa sempre um sabor muito bom. =) E a cebola na sopa também faz maravilhas!
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De Us4all a 22.01.2016 às 16:30

Mesmo... aliás a sopa lá por casa é uma espécie de limpeza rápida ao frigorifico... vale quase tudo para um bom puré depois é eleger os legumes e já está... mas a base é sempre mais ou menos assim: alho, cebola, cenoura, abóbora, batata (uma bem pequenina), courgete, chuchu, salsa, rama de beterraba (quando há), talos de couves (quando há)... enfim é a verdadeira ordem para limpar ;) e que bem que sabe!
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De Chic'Ana a 22.01.2016 às 16:31

Nem mais, geralmente é o que faço também =) Aproveito para limpar os restinhos!

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