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Hoje vou falar um bocadinho de douradinhos... diz que é bom para as crianças porque é peixinho e se forem feitos no forno, ah isso então é uma maravilha e assim para desenrascar dá sempre jeito ter no congelador! 

Já leram o rótulo? A lista de ingredientes, consultaram? Sabem mesmo o que estão a comprar e a dar à miudagem aí em casa?

Pois bem, se não sabem eu explico... mais uma vez peguei numa marca ao acaso, fui buscar a lista de ingredientes e a tabela nutricional e aqui vai:

Ingredientes: 55% de pescada, farinha de trigo, óleo de girassol, amido, sal, estabilizador, levedura, açafrão, paprica.


Tabela nutricional:

Nutriente Valor por 100g de produto
Energia 733Kj
Lípidos 7,5g
Hidratos de carbono 14g
dos quais açúcares 2,5g
Fibras 1,7g
Proteínas 12g
Sal 1,2g
   

 

 

Hum, mas temos mais... olhem aqui de outra marca.

Ingredientes: 65% de Peixe branco, farinha de trigo, água, especiarias, sal, levedura, óleo de colza, amido de batata.

Eu até posso entender a farinha de trigo mas mais que isso já me parece abuso... amido de batata? óleo de girassol? óleo de colza?

Agora falemos de prazos de validade. Os douradinhos ou outros alimentos congelados podem atingir facilmente 1,5 anos a 2 anos de validade. Ora bem, se alguem vos oferecer uma posta de peixe e vos disser que foi pescada há dois anos, vocês comem? E deixam os vossos filhos comer? Pois, bem me parecia! Então comprem peixe, peixe a sério... nada de filetes de pescada pré-congelados, nem de douradinhos, nem de bolos de bacalhau pré-feitos... o faça você mesmo é tão mas tão bom!

E claro, se gostarem mesmo de douradinhos, que eu também gosto e isso não tem mal nenhum, ponham as mãos na massa!

Modo de preparação:

Cortem os lombos de peixe (pescada, salmão, corvina... qualquer peixe que permita fazer lombo) em pedaços do tamanho de douradinhos, temperem com sal e pimenta a gosto, passem por um polme de ovo e pão ralado e levem ao forno pré-aquecido a 180ºC, num tabuleiro forrado com papel vegetal.

Foto: Fonte Pinterest

 

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10 comentários

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De Inês a 12.01.2016 às 21:45

Há blogs de mães  que defendem o consumo de douradinhos...vale tudo por dinheiro...
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De Us4all a 12.01.2016 às 23:34

<br>defendem? Cara Inês para miudos e graudos esta nao é de todo uma opção saudável. Nao digo que um dia numa festa, numa qualquer ocasião se a criança consumir venha daí mal ao Mundo mas ter em casa este tipo de alimentos??? Isso esta realmente longe de ser um bom princípio. A saúde de todos agradece as boas escolhas à mesa 😊
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De Inês a 13.01.2016 às 00:07

Sou da mesma opinião...mas o mal é começar...eu desde que fui mãe estou muito mais atenta aos rótulos dos produtos...
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De Us4all a 11.05.2016 às 13:48

Inês vim recuperar este texto porque precisamente num  blog "de mães" onde diversos temas de maternidade são abordados, e muito bem abordados por sinal, deparei-me hoje com uma divulgação de douradinhos... :( lembrei-me de si...e do seu comentário!
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De Chic'Ana a 13.01.2016 às 11:25

Sinceramente gosto de comer, assim muito de vez em quando. Também são uma opção para quando o tempo para preparar a refeição não impera. Mas é raro comer!
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De Us4all a 13.01.2016 às 16:53

 que atire a primeira pedra quem nunca pecou... eu confesso que acho isto mais grave na miudagem, comerem este tipo de alimentos seja por rotina ou não, vai despertar-lhes o palato para  o açúcar que é viciante
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De omeumaiorsonho a 13.01.2016 às 15:06

Isto da alimentação é tramado  existem sempre ingredientes com sacarose ou componentes parecidos!!
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De Us4all a 13.01.2016 às 16:50

verdade por isso é tão importante a leitura atenta dos rótulos  com algum tempo e paciência conseguimos e claro, dado sempre primazia a produtos frescos ao invés dos produtos processados
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De Carla Marques a 16.05.2016 às 22:10

Eu também não tenho douradinhos cá em casa. Há anos que não como. Também não consumimos fiambres, salsichas e tudo o que é uma mistura de um pouco de peixe ou carne com montes de outras coisas.
Não quer dizer que nunca venha a comer em qualquer lado onde não exista outra coisa (em casa dificilmente será), mas é algo que, de todo não faz parte da alimentação cá em casa.
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De Us4all a 17.05.2016 às 08:50

Que bom Carla! Obrigada por seguir o blog ;)
Aqui também não há, há imensas soluções mais saudáveis e igualmente rápidas para fazer. Os transformados, de carne ou de peixe (e não há que tirar de uns para por nos outros, como se costuma dizer) são de muito má qualidade e contêm muitas vezes elementos nocivos para a saúde. Cabe a cada consumidor fazer a sua escolha, como em tudo :) 

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