Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Dizia-vos no post anterior que “Devemos ir sempre de olhos bem abertos, para os rótulos, para as origens dos produtos, para o prazo de validade...”

É isto mesmo, o rótulo é a informação que actualmente temos mais acessível na prateleira do supermercado. É muito importante conhecermos e sabermos ler um rótulo, e sabermos o que queremos e não queremos levar para a dispensa lá de casa!

Antes de mais, o que é um rótulo???

 

“«Rótulo», uma etiqueta, uma marca comercial ou de fabrico, uma imagem ou outra indicação gráfica descritiva, escritas, impressas, gravadas com estêncil, marcadas, gravadas em relevo ou em depressão ou afixadas na embalagem ou no recipiente dos géneros alimentícios;”

 

O principal objectivo da rotulagem é dar ao consumidor a opção de escolha informada, por isso vos disse que é tão importante fazer compras com tempo, porque é chato, mas cada vez mais é importante lermos os rótulos!

 

Há rótulos e rótulos, mas há alguns que metem medo e quase todos temos um ou outro produto em casa que consumimos sem saber muito bem o que estamos a fazer!

 

 

Abram o vosso frigorifico e tirem uma embalagem, de qualquer coisa, leiam os ingredientes e vejam se os conhecem todos! Num rótulo, os ingredientes estão sempre por ordem decrescente por isso é muito mau sinal quando não conhecemos os dois ou três primeiros nomes... também não é muito bom sinal quando um alimento tem uma lista infindável de ingredientes, é que se pensarem bem, nenhuma receita por mais elaborada que seja, leva assim tanta coisa...

 

Há uns tempos fiz o teste (um de muitos porque sou viciada em rótulos), fiz em casa guacamole, passados uns dias fui ao supermercado e por curiosidade fui ver a composição de um frasco de guacamole já preparado. Ora, além do sem fim de coisas que tinha e que eu não queria de todo na dispensa lá de casa (xarope disto, edulcorante daquilo, espessante, regulador de acidez...) tinha 9% de abacate, 9%????!!!!! O meu tinha mais de 90% e ficou bem mais barato e... sei o que comi (até porque os legumes eram biológicos), mas mesmo que não fossem, saberíamos na mesma, com alguma certeza o que estávamos a comer...

 

Receita do guacamole lá de casa:

  • 2 pêras abacate
  • uma mão mal cheia de tomate picado
  • uma mão mal cheia de pimento vermelho picado
  • salsa picada qb
  • cebola picada qb (quem não gosta não põe, fica bom na mesma) J
  • sal
  • pimenta
  • gotas de lima ou limão

 

Modo de preparação:

  • Colocar as pêras abacate no liquidificador devidamente descascadas e sem caroço, homogeneizar, adicionar os restantes ingredientes, mexer com uma colher e servir!

Tempo de preparação:

  • 10 min (já com o tempo de lavar a loiça) ;)

Custo médio:

  • 3,00€

 

E vocês, o que têm por aí na dispensa?!

Também se preocupam com os rótulos?

 


Autoria e outros dados (tags, etc)



Mundo Us4all

foto do autor


Contactos

us4all@sapo.pt

Também colaboro aqui


Sigam-me por aqui

Follow


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D