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fruta feia.jpg

À semelhança das frutas que aqui vos falei, há também a questão dos legumes de época, que coincidem com as necessidades nutricionais do nosso organismo nos diferentes períodos do ano!

Devemos por isso respeitar as estações do ano e fornecer ao nosso organismo aquilo de que ele mais necessita em cada periodo, não esquecendo nunca os bons principios de uma alimentação saudável.

 

Então em fevereiro o que está a sair é:

  • Abóbora - muito rica em vitamina A e carotenos (que deixam a pele morenaça) ;)
  • Agrião - muito rico em vitamina A, C, àcido fólico, cálcio, ferro, potássio, fósforo e muita fibra;
  • Beterraba - muito rica em àcido fólico, vitamina C, potássio, magnésio e ferro;
  • Brócolos - muito ricos em vitamina C (se não forem muito cozinhados), potássio, cálcio, magnésio, ferro e fibra;
  • Cenoura - muito rica em vitamina A e carotenos (faz a pele morena);
  • Chicória - muito rica em ácido fólico, cálico e potássio;
  • Couve lombarda - muito rica em vitamina A, C e ácido fólico, bem como cálcio, potássio e fósforo.
  • Couve portuguesa - muito rica em fibra, ácido fólico, vitamina C e E, e minerais como potássio e fósforo.
  • Grelos - muito ricos em vitamina A, àcido fólico, vitamina C e cálcio.

A couve, quer lombarda quer portuguesa, dado o seu conteúdo muito rico em fibra, pode tornar-se indigesta, para evitar isso, escaldem primeiro antes de a cozinhar e depois cozam em àgua nova. Esta primeira "encaladela" (ai eu não sei dizer isto sem ser assim, percebem não percebem?!) faz com que as fibras sejam destruidas e são por isso mais fácilmente digeridas.

 

Vitamina A é óptima para a boa saúde da visão, por isso se diz que comer cenoura faz os olhos bonitos, a vitamina C é o que já se sabe, fortalece o sistema imunitário e mantém-nos fortes e saudáveis nesta época de frio e maior fragilidade, o potássio é um mineral muito importante na manutenção da boa saúde do nosso coração e o ferro é fundamental para uma boa saúde do nosso sangue e o cálcio mantém-nos fortes e saudáveis! Só boas razões para ir ao próximo mercadinho de bairro e aproveitar estes "miminhos" verdes e saborosos para usar de 1001 maneiras!

 

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