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Não dou especial atenção à secção dos iogurtes, não consumo regularmente e quando o faço opto sempre pelos naturais, mas declaro-me oficialmente chocada com a quantidade de açúcar que alguns pais oferecem de mão beijada à pequenada. Eu sei que não é fácil, eu sei que muita gente faz isso inconscientemente mas o exercício é muito simples... leiam os rótulos antes de comprar! É óbvio que a pequenada vai gostar mais do A, B ou C... claro, se já lhe deram a provar um iogurte com elevado teor de açúcar, pois agora vai ser muito mais dificil darem-lhe outro menos doce, mas com fruta, alguns cereais (cereais a sério, olhem aqui...), sultanas, cacau 0% açúcar... há mil e uma formas de dar cor e sabor a um iogurte natural 0% açúcar.

Quando lerem o rótulo vão ver sempre algum teor de açúcar, isso é normal e saudável, é o açúcar natural do leite mas certifiquem-se que, na lista de ingredientes não há açúcares adicionados.

 

Aqui fica um exemplo muito simples...peguei num rótulo de um iogurte infantil ao acaso (mesmo...não há que tirar de uns para por nos outros, são todos muito açúcarados...)

Lista de ingredientes: leite pasteurizado parcialmente desnatado, açúcar, polpa de morango (5,4%), leite em pó, oligofrutose, proteínas lácteas, citrato de cálcio, aroma de morango, corante natural (carminas), fermentos lácticos e vitamina D.

O açúcar é o segundo ingrediente o que significa que, depois do leite, é o elemento em maior quantidade e isso é fácil de perceber.

O iogurte tem 120g, e por cada 100g estão a consumir 12.9g de açúcar... considerando que cada pacote de açúcar tem +/-5g, estão a dar às vossas crianças dois pacotes e meio de açúcar de uma só vez!

 

Isto é grave, muito grave mas há pior... por curiosidade espreitei a quantidade de açúcar de um iogurte bicompartimentado, daqueles que trazem um espacinho ao lado com cereais... ora vejam


Lista de ingredientes: leite pasteurizado, açúcar, polpa de morango (6%), espessantes (amido modificado de milho e goma guar), corante (sumo concentrado de beterraba), aroma natural a morango, reguladores de acidez (ácido cítrico e citrato de sódio), fermentos lácticos e lacinhos com chocolate (9,2%) [açúcar, manteiga de cacau, farinha de trigo integral, leite em pó, farinha de trigo, agente de revestimento (goma arábica), xarope de glucose, gordura vegetal (coco), sal, emulsionante (lecitina de soja) e concentrado de batata vermelha e doce]

E quando vamos avaliar as quantidades... 14.9g por 100g de produto e cada iogurte tem 120g! São 3 pacotes de açúcar de cada vez! Considerando que há pequenada que come pelo menos dois por dia... cuidado!

 

Não admira que a miudagem que come mal, frequentemente coma muito bem os iogurtes... o açúcar é viciante e além disso há uma tendência dos mais pequenos por alimentos mais doces... cabe aos pais controlar e procurar soluções saudáveis!

Foto: Fonte Pinterest

 

 

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10 comentários

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De Sr. Solitário a 04.05.2016 às 16:34

Isto é muito preocupante. 
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De Us4all a 04.05.2016 às 17:38

Mesmo... A publicidade é muito forte e sao os que têm mais cores e sao o boneco A B ou C os que os miudos normalmente querem mas acredito que muitos pais ao lerem os rotulos e perceberem a quantidade de açúcar adicionado, ponderem a próxima compra... Ou pelo menos quero acreditar 😊
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De Chic'Ana a 05.05.2016 às 09:40

Já tinha reparado sim senhora. E confesso que és a culpada, pois desde que leio o teu blog que comecei a reparar mais nos rótulos e nos componentes do que comemos diariamente.
Beijinhos e obrigada!
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De Us4all a 05.05.2016 às 10:30

:) tão bom 
então a missão está a ser cumprida ;) obrigada por seguires 
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De Chic'Ana a 05.05.2016 às 10:31

Está cumprida, mas precisa de ser fortalecida, portanto não te livras de mim =)
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De Us4all a 05.05.2016 às 11:26

Gosto muito disso... vou tentar dar mais exemplos de rótulos ;)
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De FS a 05.05.2016 às 09:57

Não é mesmo fácil, mas não é impossível... Lá em casa, um tem o paladar mais doce do que o outro e torna-se complicado refrear os apetites mais sweet..
Gostei das dicas e keep'em comin'...
Uma das sobremesas (doces) que tentamos fazer é apenas uma gelatina com iogurte natural por cima e umas raspas de chocolate... Às vezes com uns morangos cortados... Mas nem sei se é correcto...
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De Us4all a 05.05.2016 às 10:28

acredito que o "balanço" não seja fácil... como aliás referi no post mas de facto cabe, em ultima instancia, ao adulto decidir e decidir pelo bem maior que é a saúde da pequenada :) 
em relação à sobremesa parece-me uma óptima ideia... aliás tudo o que misture fruta + yogurte natural e eventualmente alguns cereais ou passas ou cacau... é sempre uma boa opção e se são umas raspas não é uma caixa de chocolate e se é uma sobremesa não se supõe que seja diária, por isso sim, é uma óptima opção :) 

Obrigada pela partilha
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De Catarina a 05.05.2016 às 10:52

Há uns anos para cá, comecei a comer iogurte natural. Lá em casa toda a gente torceu o nariz, mas a verdade é que antes comia dois seguidos e agora contento-me com um. A mesma coisa com as bolachas. E os cereais. E por aí fora. Sim, os produtos com baixo teor de açúcar são mais caros, mas são bem menos viciantes e acabam por ser uma enorme mais-valia.
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De Us4all a 05.05.2016 às 11:27

é verdade, o açúcar tem uma função viciante no nosso cérebro e destrutiva nas células do fígado e noutros tecidos, mas particularmente no fígado, a curto médio prazo compensa

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