Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Captura de ecrã 2016-01-17, às 13.18.34.png

 O sal é benéfico para a saúde! Sim, como qualquer outro ingrediente ele pode e deve ser consumido MAS, com conta, peso e muita medida!

Tradicionalmente, o sal é um tempero transversal a qualquer prato da cozinha portuguesa! Em qualquer receita lá está ele... sal q.b.!!! O perigo começa aqui! O q.b. para mim não é o q.b. para si!

Como produtores exímios desta maravilha gastronómica, o sal tornou-se presença assídua em qualquer cozinha. Ainda hoje, com todas as opções que as ervas aromáticas nos dão, como bons substitutos do sal na dieta, os saleiros continuam a ser presença obrigatória de qualquer banca de cozinha portuguesa. Esse é o primeiro erro, ele está ali, mesmo ao lado do fogão, enquanto as restantes ervas aromáticas estão guardadas numa qualquer porta ou gaveta menos acessível! Outro dos erros que dificulta a redução do consumo de sal nos pratos cozinhados, é o medo de arriscar, de experimentar! E outro pior ainda é o sal fino, sempre ali ao lado... a adição de sal nas saladas, a adição de sal a pratos cozinhados, que, já foram temperados com sal, a utilização abusiva de sal para temperar peixes, carnes... Comecem por guardar o saleiro numa porta, menos acessível e aos poucos comecem a reduzir o vosso q.b.!

Depende de nós essa redução! Depende de nós o controlo da ingestão de sal pela nossa saúde!

Esta semana falaremos de sal... dos excessos, do sal escondido, de como o evitar!

5g/dia é o máximo recomendado e tudo conta, o pão, o queijo, o paio, o fiambre, os pratos cozinhados, o leite do pequeno almoço, a bolacha do meio da manhã, os refrigerantes, os bolos, os folhados....Os portugueses ingerem em média 10,7 gramas de sal por dia!

Hoje em dia sabemos que, a hipertensão é um dos mais importantes factores de risco para doenças cardiovasculares (independentemente do peso corporal, embora o risco seja acrescido em obesos). Além disso, sabemos que o excesso de sal na alimentação conduz a um aumento do risco do aparecimento de determinados tipos de cancro, de sobrecarga do funcionamento renal e de uma maior retenção de líquidos pelo organismo.

 
Todos conhecemos alguém hipertenso, é um dos maiores problemas de saúde em Portugal! 42,2% dos adultos (44,4% dos homens e 40,2% das mulheres) são hipertensos! É quase metade da população adulta!
 
A OMS pretende uma redução global do sal na dieta. O objectivo é que todos os países trabalhem para reduzir o consumo para valores menores ou iguais a 5g/dia – a meta será uma redução de 30% no consumo global de sal até 2025.
 
Que contribuamos todos, conscientemente para isto porque a nossa saúde depende da mudança de maus hábitos enraizados durante gerações! 
 
Foto: Fonte Pinterest
 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:


5 comentários

Imagem de perfil

De Chic'Ana a 18.01.2016 às 09:27

Olha, sinceramente gostei imenso deste post, não sabia que o sal poderia contribuir para o aparecimento de alguns tipos de cancro. E este, infelizmente, é um dos males para o qual nem sempre existe uma solução..
Beijinhos
Imagem de perfil

De Us4all a 18.01.2016 às 10:19

Muito obrigada Chic'Ana
Sim, infelizmente há uma relação causa efeito entre o consumo de sal e o aparecimento de doença coronária, doença oncológica, retenção de líquidos, tão comum nas mulheres e que tanto mau estar causa particularmente nos meses de Verão...

Esta semana estou a preparar uma série de alertas e acima de tudo, formas fáceis, rápidas e económicas, mas simultaneamente saborosas, de reduzir o consumo de sal na alimentação. Penso que esse é o principal problema, as pessoas são resistentes a algumas mudanças que fazem tão bem à saúde às vezes apenas porque essa informação não é disponibilizada de forma acessível. Substituindo o sal por algumas ervas aromáticas que todos podemos ter na varanda de casa, não há muitas desculpas para não reduzir. 
Imagem de perfil

De Chic'Ana a 18.01.2016 às 10:24

Vou estar atenta então porque estes "truques", ou melhor, formas alternativas de temperar a comida são sempre ótimos. Olha, outro artigo que me lembrei há bem pouco tempo e que se calhar gostavas de explorar, é a utilização do caldo knorr para o tempero. Também já ouvi dizer que não faz nada bem, e eu utilizo ferquentemente na sopa.
Beijinhos
Imagem de perfil

De Us4all a 18.01.2016 às 10:40

A sério? Pois eu nunca comprei nem nunca usei mas era um dos alvos para esta semana por ser muito rico em sal... e outras coisas vá Image
Fica atenta que vão sair dicas já hoje e bem boas ;)
Imagem de perfil

De Chic'Ana a 18.01.2016 às 10:41

Combinado!! =)

comentar post



Mundo Us4all

foto do autor


Contactos

us4all@sapo.pt

Também colaboro aqui


Sigam-me por aqui

Follow


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D