Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




WP_20160807_14_08_50_Pro.jpg

As temperaturas do meu querido mês de Agosto estão a deixar-me francamente feliz e este foi um fim de semana particularmente quentinho! Eu gosto mesmo de sentir o calor, de sentir estes extremos de temperatura Verão/Inverno, a temperatura de Primavera e Outono, além de trazer com ela um sem fim de alergias, parece-me sempre um repasto maravilhoso onde se esqueceram do tempero. Este fim de semana foi de semi descanso, semi porque teve que haver uma ligação ao mundo digital o que faz com que seja só semi, sem um desconectar absoltuo de obrigações profissionais nunca cheira completamente a fim de semana... mas deu para por um pé na areia (escaldante) e desfrutar de boas companhias e bons momentos. 

 

Não pude no entanto deixar de reparar em algo que me choca sempre! Crianças e sol são uma combinação explosiva, irresponsável e inconsequente por parte de muitos adultos. Eu nunca fui capaz de fazer um dia inteiro de praia. Ontem, no entanto relaxámos um pouco mais e ficámos na praia até às 14h, o que foi abusivo é certo, mas éramos um grupo de adultos sem descendentes, completamente protegidos pelas sombras dos chapéus, com Kg de protector no corpo e muita àgua para hidratar. Ficámos e não deviamos mas ninguém dependia de nós, quando quisemos sair saimos... para meu espanto, deparo-me com um bebé mesmo ao nosso lado que um adulto embalava debaixo de um sol escaldante de 37ºC, sem brisas às 13:30h.... Passado uns minutos, surge à beira da àgua um outro bebé, este já caminhava, mas mal (não teria mais que 2 anos) sem T-shirt protectora, sem nada, às 14h em pleno areal. Quando saimos da praia, foi um desfilar de carrinhos de bebé, ali mesmo, debaixo de um sol absolutamente nocivo... 

 

Não, eu não sou mãe mas tenho consciência dos riscos associados ao sol, protejo-me diariamente com protecção 50+ e na praia renovo o protector frequentemente e nunca mas nunca me exponho ao sol na hora de maior calor (muitas vezes nem na de menor que a sombra é sempre o melhor protector solar). Quanto mais expor uma criança, uma pele tão frágil, um sistema biológico tão perfeitinho mas tão sensivel! A temperatura de ontem, de hoje e dos próximos dias, merece cuidados redobrados, protecção redobrada, hidratação redobrada e um recolher obrigatório no periodo critico de calor. A sombra é mesmo a melhor protecção que podemos ter, porque o sol mata e mata muito anualmente! Deixo-vos a página do eumelanoma que tem muita informação sobre os riscos de uma exposição solar irresponsável. E por favor, pais de crianças pequenas, terão imensos anos para desfrutar da praia todo o dia quando os pequenotes crescerem e já não quiserem a vossa companhia, por agora aproveitem o tempo com eles mas com cuidados redobrados!

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Imagem de perfil

De Sntnela a 09.08.2016 às 19:31

É verdade, mesmo com incidências e informações, e há pessoas que só apreendem da por maneira, beijinhos
Imagem de perfil

De Us4all a 09.08.2016 às 20:21

obrigada por comentar ;) é esperar que as pessoas (aos poucos) mudem para melhor!

comentar post




Contactos

us4all@sapo.pt

Também colaboro aqui


Sigam-me por aqui

Follow


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D