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Captura de ecrã 2016-08-03, às 11.07.44.png

Ainda que todos saibamos que 1.5L a 2L de água por dia são fundamentais para uma boa regulação do nosso organismo, ainda me cruzo com pessoas que me dizem “sim eu sei que devia mas eu não consigo, eu não gosto de água!. Bom, pessoas, que não gostem de carne de vaca, lombos de pescada, brócolos ou de batata assada eu entendo perfeitamente mas, de água?! A água por definição deve ser incolor, inodora e insípida, ora vai daí não há como não gostar porque não tem sabor...

 

Ultrapassada a desculpa do “não gosto” era sensato pensar que a água regula inúmeros sistemas do nosso organismo, favorece a manutenção da temperatura corporal, regula a pressão arterial, hidrata a pele e os órgãos internos, facilita a digestão, promove a regulação do trânsito intestinal... e podia continuar mas posto isto não me apetece. Já toda a gente está fartinha de saber que faz bem e se um potencial doente renal, um hipertenso, uma pessoa com tendência a fazer retenção líquidos não bebe água, regra geral (há as excepções e essas são casos clínicos mais sérios que não são para aqui chamados) é porque não quer.

 

Ah, claro que temos sempre a versão do “mas como é que queres que beba água se eu não tenho sede”... ora bem, nós somos animais racionais, não reagimos somente a estímulos e se sabemos que 1.5L a 2L de água por dia nos fazem bem, não temos que viver com uma campainha atrelada a mandar-nos beber água. Mas há hoje uma série de APPs que se ligam a garrafas de água todas XPTO e nos indicam a quantidade de água consumida... pois que assim seja se esse for o remédio, isso ou habituar o corpinho porque se o habituarem vão ver que depois não bebendo têm sede. Bom, mas vamos à parte simpática da questão, para os que “não gostam” de água, podem fazer águas aromatizadas, agora no Verão são um óptimo aliado e ajudam a eliminar toxinas do nosso organismo.

 

Deixo-vos três, a medida é sempre a mesma, 2L de água:

  1. adicionar um ramo de hortelã, duas rodelas de limão e duas rodelas de gengibre;
  2. adicionar uma rodela de abacaxi triturado com um ramo de hortelã;
  3. adicionar alguns frutos vermelhos esmagados como framboesas, mirtilos ou morangos por exemplo. Deixar durante a noite no frigorifico, ir bebendo ao longo do dia e... hidratemse, pela vossa saúde! 

Foto: Fonte Pinterest

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2 comentários

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De marrocoseodestino a 24.08.2016 às 14:22

durante anos tinha essa mania que não gostava de agua e era um sacrifício bebe-la. Felizmente passei a beber sem grande sacrifício.
É verdade que raramente bebo mais do que 1,5, mas não fico longe.
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De Us4all a 24.08.2016 às 15:12

É tão boa essa mudança :) o organismo retribui com saúde, uma pele mais brilhante, um raciocínio mais rápido e muito menos problemas a curto/médio prazo :)


perto de 1.5L já é bom.. aos poucos :) Parabéns pela mudança!

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