Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




sopa.jpg

 

São-o realmente e se houve alturas em que achava uma seca ter que comer sopa todos os dias (excepção feita aos dias de festa) agora acho mesmo que é a base de uma boa alimentação, podendo no entanto ser substituida por saladas e outros pratos exclusivamente de origem vegetal, sem gorduras saturadas adicionadas (esqueçam lá os cremes com natas que isso é um pedaço de saúde envenenado...). Mas este é, sem dúvida um alimento completo, simples e rápido de fazer. A sopa lá por casa é o chamado limpa frigorifico... leva de tudo (menos nabo, lamento não gosto, cheira-me mal, sabe mal é o fim...) mas tudo o resto marcha... 

Não como sopa fora de casa, nunca sei o que por lá pode vir misturado, legumes mal lavados enfim, malta que prova a sopa com a colher com que a está a mexer (ah nunca tinham pensado nisso?! pois existe minha gente)... bem, mas além disso nunca me passou pela cabeça comprar sopas pré-cozinhadas, muito menos desidratadas. Mas, dada a oferta na secção alargada, com direito a marcas e marcas brancas e tudo, imagino que seja coisa com saída, então decidi esmifrar-lhe o rotulo...

 

 

Vejamos, sopa rabo de boi

Ingredientes: farinha de trigo, sal, vegetais em quantidades variáveis (cebola, tomate, alho), amido, gordura vegetal (de quê???? colza, palma, soja??? é que se fosse azeite do bom especificavam), extracto de levedura, corante (E150c), sal mineral natural (mais???), 1% de carne (ui ui o rabo do boi tem pouca carne, mas tão pouca???), extracto de carne (muito bom, seja lá isso o que for), especiarias (quais???), açúcar (na sopa???), maltodextrinas (é mais açúcar), ervas aromáticas, 0,03% de rabo de boi (uma fartura portanto...), dextrose (é açúcar!!!), amido modificado (é mais farinha).

 

Primeiro, o nome devia ser sopa de farinha de trigo... porque sendo o 1º ingrediente, é o que está em maior quantidade, logo devia dar o nome à dita, ah mas assim ninguém comprava não é?! Pois...

Agora aqui vos deixo a tabela nutricional e só de ver estou hipertensa...

NutrienteQuantidade por 100g
energia 1400.000 Kj
lípidos 5.0g
lípidos, dos quais ácidos gordos saturados 2.5g
hidratos de carbono 60.0g
hidratos de carbono, dos quais açúcares 7.0g
fibras 4.5g
proteínas 12.0g
sal 12.5g

 

Isto é tudo o que há de muito mas mesmo muito mau! 12,5g de sal? O máximo diário recomendado é abaixo de 5g!!! e 7g de açúcar? 2.5g de gordura saturada???

A próxima vez que pensarem em consumir isto, pensem um bocadinho em vocês, se gostam assim tão pouco de vocês próprios para intoxicarem o organismo com isto!

Foto: Fonte Pinterest

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:


18 comentários

Imagem de perfil

De fashion a 28.04.2016 às 21:24

Bom Post!
Imagem de perfil

De Us4all a 29.04.2016 às 09:11

muito obrigada ;)
Sem imagem de perfil

De saiaamarela a 29.04.2016 às 00:17

Adoramos. Bj
Imagem de perfil

De Us4all a 29.04.2016 às 09:17

Fazem tão bem quando são assim caseirinhas e levam de tudo :)
Imagem de perfil

De Niki a 29.04.2016 às 08:38

Geralmente usa-se isso para quando fazes rabo de boi.... guisado... e não é a embalagem toda.... é usado para apurar e temperar o guisado.... e é daquelas refeições como o cozido a portuguesa que só se faz muito de vez em quando. Eu só como quando a minha mãe faz e é para aí uma vez por ano. 
É como a sopa de cebola que é usada para o frango com natas e sopa de cebola no forno. 


Não digo que seja saudável, mas acho que não podes fazer comparação com sopa, porque não é consumido como uma sopa ou pelo menos nunca conheci ninguém a usar como sopa.


E sim existem sopas de pacote, mas são de pacote e não desidratadas. 
Imagem de perfil

De Us4all a 29.04.2016 às 09:16

Niki obrigada pelo comentário :) a sopa de cebola eu sabia que era usada como tempero, realmente a qualidade é muito fraca mas se é assim tão ocasionalmente consumida, menos mal :) em relação às sopas desidratadas, elas existem, normalmente estão ao lado das massas desidratadas e da comida mexicana e também não abonam muito a favor da qualidade dos produtos e no geral a avaliação nutricional é também de carácter duvidoso. :) Quanto às de pacote isso é outra história, e avaliei algumas, particularmente aquelas prontas a comer que não me pareceram nada mal do ponto de vista da tabela nutricional e não continham E's nem coisas com nome esquisito na lista de ingredientes Image

Obrigada por seguires Image 
Imagem de perfil

De Niki a 29.04.2016 às 09:21

Eu sei que elas existem, não conheço é ninguém que as consuma... porque aquilo é só caldo... logo não é sopa é caldo de qualquer coisa :D.... 
Imagem de perfil

De Us4all a 29.04.2016 às 10:14

pois é mas avaliando pela variedade eu suponho que há quem consumo ;) 
Imagem de perfil

De Sr. Solitário a 29.04.2016 às 11:33

Eu sei que a sopa faz bem e que é super saudável e tal...Mas eu não gosto nada de sopa! A sério, não gosto.
Como muitas vezes porque tem que ser e prezo muito a minha saúde, mas não gosto!
Imagem de perfil

De Us4all a 29.04.2016 às 11:47

Aixxxx mas de nenhuma? é que há sopas e sopas, eu durante anos comi as tradicionais e confesso que essas ainda hoje algumas me incomodam, mas um bom creme de ervilhas com umas amêndoas laminadas por exemplo, ou um creme de fava com frutos secos ou sopa de beterraba... 
quais são assim o teu top de legumes? (não vale dizer nenhuns)... posso tentar experimentar aqui uma receita e depois se ficar comestível partilho :)
Imagem de perfil

De Sr. Solitário a 29.04.2016 às 11:50

Ah pois, eu por enquanto só comi sopa de legumes! Já estou farto!!
Gosto muito de repolho e grão, adoro grão!! Será que existe um creme de grão? hummmm
Imagem de perfil

De Us4all a 29.04.2016 às 12:21

ah como eu entendo tão bem isso :) 
existe sim e é óptimo :)
eu faço a base quase toda da mesma maneira:
-1 batata;
-3 ou 4 rodelas de courgette;
- 1 cebola pequena;
- 1 dente de alho;
- 1 ramo de salsa
- 1 colher de chá de azeite;
- 1 pitada de sal;
- 2 ou 3 bocados de abóbora;
- 1 cenoura


para os cremes, o de ervilhas por exemplo que é o que faço com mais frequência, junto logo duas mãos cheias de ervilhas, neste caso podes substituir por grão (é um bocado a olhómetro)... depois quando tudo estiver bem cozido, trituro e junto mais 2 mãos de ervilhas (neste caso coloca grão). Deixa ferver mais um pouco e mantém o grão inteiro ou tritura se preferires mesmo um creme.

No final, polvilhado, já no prato, com alguns frutos secos, nozes ou amêndoas principalmente, é delicioso :)

Fico à espera do feedback
Imagem de perfil

De Sr. Solitário a 29.04.2016 às 12:30

Hummm parece-me tão bem!!
Irei fazer para a semana. É fim de mês e o frigorífico está a ficar vazio
Obrigado Image
Imagem de perfil

De Us4all a 29.04.2016 às 13:26

:) depois é só ir substituindo os ingredientes da base a gosto por exemplo em vez de batata substituir por batata doce pontualmente, ou adicionar alguns legumes verdes tipo broculos ou couve mas triturar no puré... assim já não fica com a aparência tradicional e misturando outras leguminosas, feijão, ervilhas etc... ficam sopas muito saborosas e diferentes
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 12.05.2016 às 12:18

Cá em casa há sempre sopa. ADORAMOS SOPA! Há sempre no frigorífico uma caixa de sopa pronta a comer. Sim, fazer sopa é uma seca. Preparar os vegetais é dose: lavar, descascar, partir... Como contornámos isso? Tentamos que seja sempre feita em equipa. Quatro mãos são mais rápidas que duas. As mãos pequeninas também já começam a ajudar. Para rentabilizar, usamos uma panela de pressão onde pomos na água tudo o que usamos para a base e, por cima, colocamos o cesto onde metemos os vegetais que queremos que permaneçam partidos. Em 5 min (depois de atingir a pressão desejada) a sopa fica pronta. Depois é só passar o que é para passar, adicionar água se necessário e temperar. A sopa é mesmo das melhores coisas que podemos comer e é só benefícios: desde o custo até à saúdinha ;)
Imagem de perfil

De Us4all a 12.05.2016 às 13:33

é óptima essa partilha assim as mãos mais pequenas também vão aprendendo e valorizando :) e ter sopa sempre à mão é um descanso ;) sem sopa é que o caldo está entornado, pelo menos aqui por estes lados... realmente é preciso estar de olhos bem abertos e recorrer sempre que possivel ao que é natural :) obrigada por ler e pela partilha :)
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 23.09.2016 às 12:49

Olá, Samanta!


Pode partilhar as suas receitas de sopas aqui no blog? Agora com a chegada do inverno, diversificar as receitas é preciso! 
Beijinhos!


Cris
Imagem de perfil

De Us4all a 26.09.2016 às 09:48

Olá 
Sou Ana, não Samanta ;) mas sim claro que posso, o tempo das abóboras está ai e planeio uns belos petiscos, vou partilhando fiquem atentos! Um beijinho e obrigada por seguir!

comentar post



Mundo Us4all

foto do autor


Contactos

us4all@sapo.pt

Também colaboro aqui


Sigam-me por aqui

Follow


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D