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Minha boa gente, hoje falo-vos um bocadinho de comer com segurança! Ouvimos muitas vezes falar da qualidade dos alimentos mas, a par da qualidade (que é pouca na esmagadora maioria dos casos) deve sempre vir a segurança (que graças à legislação que hoje em dia temos, verdade se diga que tem vindo a crescer).

 

Quatro passos simples para uma alimentação segura são então:

  1. Higiene

  2. Separação dos alimentos

  3. Tempo e condições de confecção

  4. Acondicionamento



Se a higiene da cozinha, uma correta e frequente limpeza das bancadas e dos utensilios deve ser regular, outro passo fundamental e muitas vezes esquecido é a separação dos alimentos. Numa bancada NUNCA devemos preparar em simultaneo alimentos crus e cozinhados, isto é, mesmo que estejam duas pessoas na bancada, uma não deve estar a preparar um bife e outra a fazer a salada. Isto porquê? Porque mesmo sem nos darmos conta há salpicos que passam de um alimento para o outro e que podem ser o suficiente para valentes dores de barriga (na melhor das hipóteses claro). É fundamental por isso ter facas diferentes para cortas verduras, carne e peixe e ter pelo menos duas tábuas de corte, uma para legumes e uma para carne e peixe. Estas devem sempre ser lavadas com àgua bem quente e sempre depois dos alimentos crus terem sido retirados das imediações. Finalmente, é fundamental cozinha bem os alimentos, sempre! Uma carne mal passada é portadora de vermes e bactérias da mais diversa ordem e se uns são inofensivos outros nem por isso. Quando falo de carne, falo de peixe, mas acim de tudo, nunca consumam carne de aves mal passada. Junto às articulações, mesmo no frango de churrasco é muito dificil conseguir que a peça fique completamente bem passada, por isso evitem a todo o custo consumir essa parte e não a deixem acessivel à pequenada. Por último, o acondicionamento dos alimentos é muito importante. Deve ser respeitada sempre a cadeia de frio, e os restos de comida, de forma genérica não devem ser mantidos mais de 48horas mesmo refrigerados. Além disso, todos os alimentos já confeccionados devem ser mantidos refrigerados (e os não confeccionados também).

 

Sabiam que uma bactéria em média reproduz-se a cada 20min, duplicando a sua quantidade no alimento?!?! Já imaginaram quanta mais bicharada vão comer ao deixarem um restinho de comida fora do frigorifico só do almoço para o jantar "ah porque é só um bocadinho não faz mal"?!??!

Bons petiscos, com segurança!

 

Foto: Fonte Foodsafetygov

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Eu sei que já partilhei esta imagem mas a verdade é que é uma das que melhor ilustra o que estamos a fazer às novas gerações! 

Estão (alguns, felizmente não todos) a envenenar os vossos filhos (e não desistam de ler até ao fim). Sempre que lhes dão um bolo embalado, um pacote de batata frita, um refrigerante, um snack salgado carregado de corantes, caros pais, estão a envenenar a pequenada e vocês são os únicos responsáveis por isso. É ao pai/cuidador que cabe a responsabilidade de definir o que a criança consome e comer saudavel não é mais caro, não é mais complicado, exige sim mais planeamento e exige repensar a alimentação familiar num todo. Não podem querer que os vossos filhos comam fruta a meio da manhã, se a mãe sai com um pacote de bolachas na carteira... o exemplo é a melhor forma de os educar nisto de bem comer.

 

Ideias?!?!?

O pão ainda não acabou (e é mais barato que os snacks), a fruta ainda não se esgotou (e é mais barata), à agua ainda não acabou nas torneiras nem nas fontes públicas (e é mais barata), as barras de cereais são muito simples de fazer em casa (um dia destes dou a receita). Para os pequenotes quem têm a oportunidade de comer à mesa, preparem pequenas marmitas de fruta, cereias integrais (aveia, sementes diversas e um pouco de mel para os mais gulosos) e enviem assim já preparado. A educação alimentar na primeira infância é fundamental para terem adultos com uma saúde de ferro e não se esqueçam, a criança pode não ter excesso de peso mas ter gordura visceral (já por aqui falei, é a gordura que se acumula em torno dos orgãos internos, não se vê mas é tão ou mais nociva) e isso tem como consequências o aumento da pressão arterial, da diabetes e de outras doenças de gente crescida que infelizmente são cada vez mais comuns nas camadas jovens.

 

Porquê isto hoje? Bem, porque passei à frente do recreio de uma escola primária e fiquei chocada com o que os miúdos comiam na pausa da manhã. Estavam todos sentadinhos no muro a comer e a esmagadora maioria tinha bolos embalados, madalenas, donuts, bolicau... e sim, fiquei chocada. Estou longe da realidade do ensino, tenho por perto algumas mães preocupadas e muitas vezes sou questionada através do blog e da página de fb se o alimento A, B ou C é saudavel. Raramente são, porque são regra geral processados de baixo valor nutricional e muito açúcar adicionado. Já não bastando os snacks embalados, havia criançada que fazia o pleno com pacotes de sumo .

Pais, vocês sabem quantas gramas de açúcar os vossos pequenos estão a consumir assim de repente num lanche da manhã?!??! Não?!?! Mas deviam consultar os rótulos e evitar este consumo. Sabiam que o açúcar e a gordura provenientes dos alimentos processados aumenta a irratibilidade, reduzem a atenção e estimulam a agressividade?

 

Escolham saúde, escolham alimentos naturais, preparem marmitas no dia anterior e ofereçam alimentos naturais aos vossos filhos, porque só assim lhes estão a oferecer saúde!  

E na dúvida contactem! Estou sempre por aqui prontinha a ler mais um rótulo e a ajudar-vos a criar opções mais saudáveis us4all@sapo.pt


Bons lanches (saudáveis) 

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Segunda-feira, 8:00h e uma energia extraordinária que se gerou! 

 

Nunca tinha experimentado, não me apetecia fazer treino de força, mas queria treinar! Consultei as aulas disponiveis e vi que havia uma aula de stretching e lá fui... e adorei! São 30min de alongamentos, aos 5min de aula já toda eu era calores qual relaxar qual quê que aquilo puxa pelos meus musculos e pelos dos vizinhos... mas depois, no final a sensação é óptima! Começar a semana assim é maravilhoso, alongando, relaxando e ganhando energia e vitalidade para enfrentar mais uma semana boa :)

Que seja uma semana maravilhosa e cheia de energia para todos!

 

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Foto: Fonte Pinterest 

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Se é certo que a rotina nem sempre nos permite cumprir todos estes pontos, certo é também que quando o fazemos nos sentimos bem melhor! Um dos truques que por aqui funcionam muito bem é deitar cedo, para acordar com tempo para cumprir pelo menos alguns dos pontos da lista e que bem que sabe :)

 

Foto: Fonte Pinterest 

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Tops de fitness

04.10.16

Há uns tempos uma leitora perguntou-me que tops de desporto aconselhava. Eu sou fã incondicional dos soutiens marca crivit (à venda no lidl), são extremamente resistentes, confortáveis, adaptam-se perfeitamente ao peito e dão um suporte óptimo. 

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Se há peça de vestuário na qual tenho um cuidado especial é mesmmo no top porque devemos sempre dar um bom suporte ao tecido mamário, assim prevenimos lesões e garantimos que se vai mantendo tudo mais ou menos no sitio por isso treino sempre com top de desporto, com reforço e suporte de costas.

 

Já experimentei outros de marcas bem mais conhecidas (e bem mais caras) mas sou fã dos da marca crivit. O único "problema" é que têm que ir estando atentos às promoções que são rotativas e só estão disponiveis nas feiras de fitness/yoga/running.

 

Outra enorme vantagem dos ditos é a resistência ao mau trato que lhes dou. Lavo tudo na máquina com um detergente normal, sem cuidados de maior e tenho os mais antigos há 4 anos e continuam com uma resistência como no dia em que os comprei!


E por aí, que marcas recomendam?

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